Saiba como escolher a cortina certa para a sua casa

SS-Self-Storage-Saiba-como-escolher-a-cortina-certa-para-a-sua-casa

O primeiro passo para acertar na escolha de uma cortina é responder à pergunta: para que ela irá servir? Se for para escurecer o ambiente, o modelo e o tecido serão de um tipo; se for para manter a privacidade, serão outras escolhas. Algumas poucas dicas podem ajudar a encontrar a cortina ideal. Confira:

Comprimento da cortina ideal é o longo, com o tecido que vai até o chão

É comum haver essa dúvida sobre o comprimento correto da cortina de tecido. Em geral, deve-se usar o longo, pois assim evita causar a sensação de que “falta” algo naquela parede.

Apenas tome cuidado para ela não ficar comprida demais, carregando sujeira e oferecendo risco de acidentes. Em geral, a sobra não deve ultrapassar mais que 4cm.

Cortinas curtas são mais indicadas para locais onde há um móvel embaixo da janela, ou então para o quarto das crianças, já que esse comprimento reduz o risco de acidentes e ajuda a deixar a decoração mais descontraída

Calcule o tamanho certo do tecido para confeccionar a cortina

Existe uma forma de não errar o tamanho da cortina. É simples: basta calcular a largura da janela e somar mais 20 cm de cada lado, ou seja, 40 cm no total.

Assim, se a janela tiver 4 metros de largura, o total será 4,40m. Agora pegue esse resultado e multiplique por dois, o que dará 8,80m. Essa, portanto, é a metragem de tecido necessária para a cortina.

A conta é feita assim porque é preciso lembrar que a cortina tem dois lados, e para abri-la totalmente, deixando a esquadria da janela inteiramente visível, é necessário haver espaço nas laterais para acomodar o tecido da cortina.

Saiba definir se a cortina precisa ser presa em varão ou trilhos

Trilhos costumam ser usados em cortinas que vão até o teto. Geralmente aparecem em ambientes mais sofisticados, e às vezes o alto da cortina fica protegido por um cortineiro.

Os usados atualmente são os trilhos suíços, com um mecanismo bem mais simples para o manuseio que os de antigamente.

No entanto, as cortinas de varão têm ganhado preferência não só pela versatilidade, mas pela praticidade, pois fica mais fácil retirar o tecido para lavar.

Escolha tecido mais leves para proteger a privacidade do ambiente

Se a ideia é ter uma cortina para garantir mais privacidade ao ambiente, mas sem perder a luminosidade, a dica é apostar em tecidos leves e claros.

O voil é campeão na preferência, não só por ser fluido e leve, mas porque pode ser lavado e secado com facilidade, e é um tecido resistente.

Use cortinas claras em ambientes com luminosidade intensa

Se a ideia é conter a luminosidade em locais onde a incidência de raios de sol é forte, opte por tecidos claros, mas mais robustos que o voil, como sarja, linho e seda.

Cores escuras não são indicadas porque elas podem reter mais calor e deixar o ambiente ainda mais quente.

Corte de luz vale para locais de descanso ou de exibição de vídeo

Geralmente usado no quarto, para que o morador não seja acordado pelos raios de sol da manhã, a cortina do tipo blackout pode ser uma boa opção também para o ambiente onde o morador assiste à TV. Mais ainda se a ideia é ter uma espécie de cinema caseiro.

O tecido escolhido é o que vai definir o tanto de luz externa que será bloqueado. O tecido mais grosso geralmente usado é o PVC, que bloqueia totalmente a entrada de luz.

Há também o poliéster, eficiente, e quem tem a vantagem de oferecer um visual mais aconchegante. É muito comum usar essas cortinas ao “fundo”, tendo uma camada de tecido mais leve, como o voil, na parte da frente.

Detalhes que fazem a diferença na escolha da cortina

Antes de comprar o tecido, verifique se ele foi pré-lavado. O risco, neste caso, é a cortina montada encolher depois de lavada e comprometer todo o projeto de decoração.

Verifique também o varão a ser usado: eles têm diâmetros diferentes, 13 mm, 19 mm, 28 mm e 32 mm, para suportar menos ou mais peso.

Em geral, os de 13mm são usados em cozinhas, porque as cortinas são pequenas e leves. No quarto, os de 19mm são os mais indicados. Para a sala, os de 18mm e 32mm são os mais usados.

Conectores de varão podem ajudar a obter a largura desejada, desde que não coloque muito peso.

Cortinas devem ser armazenadas em espaço seguro e limpo

Cortinas são artigos duráveis, que podem ser adaptados em outros espaços, no caso de uma mudança.

Por isso, se a ideia é guardar cortinas para usá-las em outro momento, a dica é deixar tudo armazenado em um box de Self Storage, que é seguro e limpo.

Tenha uma extensão de sua casa no box privativo SS Self Storage

O espaço funciona como uma extensão de sua casa. Isso porque na SS Self Storage você escolhe o tamanho do box que deseja e leva para lá tudo o que você quer deixar protegido e seguro.

É você quem define como vai usar seu box: pode até levar estantes e cômodas, se assim for mais conveniente.

O ideal é que você guarde as cortinas limpas. Há sacos apropriados para isso.

SS Self Storage tem unidades em locais de fácil acesso e com estacionamento

A SS Self Storage tem unidades em locais de fácil acesso, onde você pode parar seu carro com toda a segurança e fazer o transporte de volumes usando carrinhos apropriados para essa finalidade.

Você pode fechar o contrato na hora, como pessoa física. As renovações são mensais e o você usa o box durante o tempo que desejar, inclusive com a prerrogativa de mudar para uma área menor ou maior.

Fique com as chaves do seu box e volte sempre que quiser

A equipe da SS Self Storage está pronta para te ajudar, a qualquer momento, a fazer o cálculo do espaço e dar dicas de armazenamento.

Você fica com as chaves do box e pode voltar a hora que quiser, sem precisar agendar. Nenhum funcionário tem acesso ao espaço, apenas quem você autorizar, emprestando-lhes as chaves.

O box da SS Self Storage acaba com o problema da falta de espaço em sua casa, e permite que você guarde seus bens em local limpo e vigiado o tempo todo por câmeras, nas áreas comuns.

Tenha um cantinho só seu na SS Sefl Storage. Acesse agora www.selfstorage.com.br