Escolha o tipo de telha certo para sua casa ou imóvel comercial

SS-Self-Storage-Saiba-como-escolher-o-tipo-de-telha-certo-para-sua-casa-ou-imovel-comercial

Resistente e com boa capacidade de isolamento térmico, a telha de cerâmica é o tipo mais comum utilizado no Brasil. No entanto, há dezenas de outros tipos que podem atender ainda melhor às necessidades do imóvel ou dar um visual mais de acordo com o estilo arquitetônico.

Para saber como escolher a telha certa é preciso, antes de mais nada, saber qual a inclinação do telhado. Isso porque cada telha suporta determinada angulação. Um profissional pode ajudar com esse cálculo.

Há uma infinidade de tipos de telhas no mercado. A seguir, apresentamos os modelos mais comuns.

Telha de cerâmica oferece bom isolamento térmico

Populares e facilmente identificáveis pela cor alaranjada, as telhas de cerâmica, também chamadas de telhas de barro, são as campeãs na preferência dos brasileiros. Uma das vantagens é o baixo custo de sua manutenção; a outra é sua grande capacidade de promover o isolamento térmico. Porém, essas peças são porosas e podem favorecer a proliferação de fungos e mofo. Além disso, são pesadas, e por isso é necessário ter uma boa estrutura para sustentá-las. No mercado, há diversos modelos de telhas de cerâmica.

Versão esmaltada da telha de cerâmica tem camada extra de proteção

São duas as diferenças principais desta telha de cerâmica esmaltada em relação à mais básica, sem o acabamento. Uma delas é que, por receber uma camada de esmalte, essas peças se tornam mais resistentes e impermeáveis, e portanto, menos suscetíveis a deixarem ocorrer uma infiltração. Essa camada, chamada vítrea, ainda permite acabamento em diversas cores, como cinza, verde e grafite. São uma boa opção para telhados sem forro, pois oferecem um belo visual e menor chance de abrigar mofo e fungos.

Telha de concreto oferece durabilidade e conforto térmico

Resistentes, duráveis e com bom isolamento térmico, as telhas de concreto também são uma alternativa interessante. Embora tenham boa capacidade de impermeabilização, há quem prefira aplicar uma camada de resina para torná-la mais forte diante de chuvas. Uma das vantagens é que podem ser encontradas em várias cores.

Telha de fibrocimento substitui as de amianto, proibidas no mercado

Proibidas em mais de 70 países pela OMS (Organização Mundial da Saúde) por oferecer riscos à saúde, as telhas de amianto foram substituídas pelas de fibrocimento que, além de não oferecer riscos à saúde, são leves, resistentes, de baixo custo, e não necessitam de uma estrutura reforçada para sustentá-las, nem ter muita inclinação, o que facilita a sua instalação.

Como as telhas de fibrocimento não oferecem a mesma capacidade de isolamento térmico de uma telha de cerâmica, por exemplo, pode ser interessante usá-la em locais com forro ou laje. São boas alternativas para espaços de trabalho, galpões e garagens.

Há também o modelo calhetão, largo e com grande comprimento, ideal para galpões industriais.

Telhas de vidro garantem entrada de luz e dão beleza ao ambiente

Uma boa forma de dar espaço para a entrada de luz natural sem o risco de entrar água da chuva é usar telhas de vidro. Mesmo ocupando uma parte pequena do telhado, elas podem dar outro clima para o ambiente, proporcionando mais conforto e sensação de aconchego.

Esse modelo pode ser usado junto com as de cerâmica ou de concreto, já que no mercado são encontradas em formatos iguais.

Imóvel pode ganhar mais iluminação natural com telhas translúcidas

Diferentemente das telhas de vidro, essas telhas translúcidas são feitas de fibra de vidro, que garantem entrada de luz natural no ambiente, com intensidade menor.

Essas telhas são flexíveis, resistentes, de baixo custo, e podem ser encontradas em diversas cores, como verde, amarelo, vermelho e azul.

Telhas de policarbonato oferecem proteção anti-UV

Muito utilizadas na entrada de condomínios residenciais e prédios comerciais, as telhas de policarbonato também oferecem transparência, e com a vantagem de dispor de proteção anti-UV. Elas são leves, maleáveis e duram mais que as telhas de fibra de vidro e PVC. O cuidado maior deve ser na limpeza, a fim de evitar abrasivos que danificam o material.

Telha de PVC oferece boa proteção acústica e isolamento térmico

Leves, fáceis de instalar e de limpar, as telhas de PVC ganham espaço onde também poderiam ser utilizados outros modelos, como o de cerâmica ou concreto. Esse modelo oferece boa resistência, assim como boa proteção acústica e térmica. Para melhorar ainda mais a temperatura do ambiente, é possível usar manta térmica entre as telhas e o forro.

Outra vantagem é que as telhas de PVC são encontradas em diversas cores e modelos.

Telhas metálicas são indicadas para espaços com grandes vãos

Entre as qualidades desse tipo de telha certamente estão a durabilidade e a facilidade de instalação. Metálica é uma classificação genérica para esse grupo, que abarca peças feitas de alumínio, aço inox, aço galvanizado e galvalume.

Como podem suportar espaços com vãos largos, são utilizadas com frequência em galpões industriais ou comerciais, mas podem também ser uma solução para imóveis residenciais, já que também há, no mercado, opções com cores diferenciadas.

Deixe todo o material protegido enquanto a obra não começa

Reformas no telhado ou construção sempre pedem espaço. Para que tudo seja bem planejado executado, uma boa solução é deixar todo o material da obra guardado em um self storage até que os trabalhos sejam iniciados.

Também pode ajudar, e muito, deixar móveis e objetos a salvo em um box privativo enquanto é feita a obra na casa ou na empresa.

SS Self Storage dispõe de boxes de todos os tamanhos, a partir de 1m2

Seja qual caso for, a SS Self Storage oferece soluções descomplicadas: são boxes com tamanhos a partir de 1m2 que você mesmo organiza, do jeito que quiser e utiliza apenas pelo tempo que precisar.

Os contratos não pedem tempo mínimo de permanência e podem ser fechados na hora, sem burocracia. Você pode, ainda, começar acomodando os utensílios em um box pequeno e migrar para um maior assim que forem chegando mais volumes para serem protegidos. Isso é sinal de economia.

Guarde seus bens com segurança e tenha acesso ilimitado a eles

Ao alugar um box da SS Self Storage, você fica livre de despesas como IPTU, contas de água e luz, e além do mais, tudo fica em um ambiente seguro, em que as chaves ou senhas ficam apenas em seu poder. E você pode acessar o espaço quando quiser.

A SS Self Storage oferece toda a infraestrutura para que você faça carga e descarga dos materiais, inclusive as peças mais vulneráveis, como as telhas. Há carrinhos próprios para transporte interno, estacionamento e elevadores.

Com unidades em várias capitais brasileiras e cidades de grande porte, a SS Self Storage sempre tem prédios bem localizados, seguros e de fácil acesso.

Garanta agora a segurança e a proteção de seus bens durante a reforma. Acesse: www.selfstorage.com.br