12 dicas para deixar seu almoxarifado em ordem e evitar desperdício

SS-Self-Storage-12-dicas-para-deixar-seu-almoxarifado-em-ordem-e-evitar-desperdicio

Estoque e almoxarifado não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro consiste no conjunto dos materiais a serem comercializados, o segundo reúne todo os insumos utilizados para consumo interno da empresa.

É por isso que, se não for bem administrado, pode acarretar em perdas que muitas vezes passam até despercebidas.

Organização do almoxarifado é essencial para aumentar a eficiência da equipe e evitar perdas

Uma boa organização do almoxarifado pode evitar essas perdas e ainda por cima tornar a rotina de todos os funcionários mais eficiente, já que a tendência é serem prontamente atendidos em suas necessidades.

Para resolver de vez esse departamento, apresentamos 12 dicas:

– Analise se o espaço físico do almoxarifado é adequado. Se for muito apertado, pode acabar comprometendo a qualidade dos produtos ali guardados. Se for muito grande, pode significar perda de dinheiro, já que a área ociosa poderia ter outra destinação.

– Verifique se há boas condições de iluminação, sem o sol incidindo diretamente e diariamente sobre as peças, se há umidade em excesso e se circulam insetos entre os materiais. Esses pontos podem ser geradores de perdas.

– Faça uma revisão de tudo o que é armazenado e se essa lista precisa ou não ser mantida da forma como está. É uma forma de evitar o desperdício.

– Se possível, consulte os administradores de cada departamento para saber como esses materiais vem sendo usados e se são eficazes e suficientes para as atividades cotidianas.

– Faça uma planilha detalhada sobre tudo o que há no almoxarifado.

– Mantenha um controle diário, em planilhas, de tudo o que entra e sai do departamento.

– Instrua ou peça para que sejam instruídos todos os colaboradores no uso correto e consciente dos materiais.

– Fique de olho nos produtos que podem vencer. Deixe essa informação visível em uma planilha.

– Coloque os produtos com prazo de vencimento mais longo no fundo da prateleira e os mais próximos do vencimento na frente.

– Deixe as prateleiras bem sinalizadas.

– Cuidado com os objetos que ficam em prateleiras altas, pois se o acesso for dificultado, o colaborador pode sofrer acidente ao tentar resgatá-los. Pode haver, também, perda de material.

– Crie um sistema efetivo para devoluções e trocas. Materiais parados por falta de manutenção também representam prejuízo.

Self Storage oferece as condições ideais para instalar um almoxarifado

Se o problema do almoxarifado for falta de espaço ou falta das condições ideais, uma boa saída é alugar um box de Self Storage.

Na SS Self Storage, os espaços são pensados para receber mercadorias em condições ideais, longe de umidade de tudo que possa danificar o que está armazenado.

Há espaços dos mais diversos tamanhos, a partir de 1m2. Eles podem ser organizados da forma que o cliente bem entender, com uso de estantes, gaveteiros e outros moveis.

Espaços são privativos e áreas comuns são limpas e vigiadas por câmeras

Só o locatário ou quem ele autorizar pode acessar o box, que fica trancado com chave, cadeado ou senha de acesso.

Nos prédios da SS Self Storage, as áreas comuns são limpas e dedetizadas, e ainda há câmeras de vigilância funcionando o tempo todo.

Não há complicação para fechar contrato. Até pessoa física pode alugar um box, sem necessidade de fiador.

 

Venha conhecer as vantagens de deixar seu almoxarifado na SS Self Storage. Acesse www.selfstorage.com.br