O que é last mile delivery e como ser eficiente nessa etapa

SS-Self-Storage-O-que-e-last-mile-delivery-e-como-ser-eficiente-nessa-etapa

Last mile delivery significa “a última milha de entrega”. Na prática, trata-se do caminho final a ser percorrido para a entrega de um produto, desde o centro de distribuição até o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica.

Essa jornada, estratégica, é como uma prova de atletismo de curta distância. A partir do momento em que é dada a largada, ou seja, o cliente faz o pedido, começa a expectativa dele pelo recebimento.

Assim como acontece com o atleta, a empresa precisa fazer uma entrega correta, rápida, sem tropeços ou quedas, e que de preferência rompa a faixa da vitória primeiro, deixando para trás os concorrentes.

E como ter uma last mile delivery eficiente, com economia de custos? O segredo está no planejamento e na capacidade de otimizar cada detalhe.

Reduza o custo do last mile delivery

Antes de tomar qualquer atitude, mapeie toda a sua cadeia logística. Verifique onde está seu centro de distribuição, para onde vão as mercadorias, quais os modais de transporte utilizados e qual é o custo de toda essa operação.

Com um panorama completo, é hora de colocar em prática as mudanças necessárias.

Ganhe a confiança do consumidor com um processo claro

Com a expansão do e-commerce, os consumidores passaram a ter ofertas de entrega de produto cada vez mais rápidas e menos onerosas. E isso é um desafio para empresários do e-commerce.

Uma boa comunicação com o cliente pode ajudar muito. Isso significa permitir agendamento de entrega e possibilidade de avisar se não haverá ninguém para fazer o recebimento.

Ao abrir esse canal de comunicação, o empresário evitar ter custos com deslocamentos necessários, que depois precisarão ser refeitos.

Rastreamento em tempo real ajuda a reduzir custos

É verdade que para ter rastreamento em tempo real é preciso investir em software, mas essa tecnologia pode trazer ganhos significativos.

Um deles é evitar que o motorista fique preso no trânsito, já que esses programas podem redefinir a rota caso haja algum imprevisto.

Como esses softwares indicam a localização exata do portador, permitem ao consumidor se preparar para receber rapidamente a encomenda, ou então avisar da impossibilidade de fazê-lo.

Além de garantir mais rapidez na entrega, transmite mais confiança ao consumidor.

Faça a distribuição das mercadorias com vários modais

Caminhões e carros não são as únicas opções para remessa de mercadorias na last mile delivery. Dependendo do que será entregue, é possível ter equipes de moto, bicicleta ou até mesmo a pé, se valendo do transporte público.

Uma avaliação estratégica constante dessa distribuição pode otimizar os processos de forma significativa.

Tenha seu centro de distribuição em um ou mais pontos estratégicos

O mais importante de tudo, porém, é ter seu centro de distribuição no local correto. E por local correto entenda-se aquele que vai trazer melhores resultados.

É por isso que vale a pena apostar no Self Storage, que oferece soluções sob medida para seu estoque e para seus negócios.

Você, empresário, pode ter mais de um centro de distribuição, de maneira que torne as entregas bem mais ágeis, com baixo custo e total segurança.

SS Self Storage permite montar estoques nas principais cidades do Brasil

A SS Self Storage, por exemplo, tem unidades em várias cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, São José dos Campos, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Fortaleza, Manaus, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Todos os prédios estão situados em pontos estratégicos, próximos das mais importantes vias locais e com fácil acesso a estradas, portos ou aeroportos.

A estrutura de cada prédio é pensada para facilitar a carga e descarga de volumes, com estacionamento próprio e carrinhos para transporte interno, por exemplo.

Reduza custos do last mile delivery com o uso de boxes da SS Self Storage

A economia é certa. Isso porque o seu estoque na SS Sefl Storage é feito em boxes privativos, e é você quem escolhe o tamanho do espaço.

Isso significa que irá pagar apenas pelo que usa, podendo migrar para um box menor ou maior a qualquer tempo, acompanhando o fluxo de mercadorias do seu negócio.

Ao fazer a auto armazenagem na SS Self Storage, você deixa de arcar com custos de um imóvel, como IPTU e contas de água, luz e internet, já que a SS Self Storage oferece espaço com wi-fi gratuita.

SS Self Storage oferece segurança 24 horas por dia para seus bens

Também deixa de ter custo com segurança, pois todas as unidades da SS Self Storage são vigiadas por câmeras 24 horas por dia. O acesso aos boxes é feito só por você ou quem você permitir. As chaves ou senhas ficam em seu poder.

E você pode movimentar seu estoque a qualquer hora, sem limite de visitas. Basta que seja durante o horário de atendimento.

Crie agora uma last mile eficiente, com a SS Self Storage. Saiba como em: www.selfstorage.com.br