Estocagem e armazenagem ajudam a definir sucesso de empresa

Estocagem e armazenagem ajudam a definir sucesso de empresa

Estocagem e armazenagem são dois processos diferentes e fundamentais para uma empresa que lida com produtos

Muita gente ainda faz confusão entre os termos, até porque essas atividades de alguma forma se complementam: em ambas o objetivo é guardar materiais, desde os usados na produção até os que se destinam ao consumidor final.

Qual a diferença entre eles?

Em geral, o estoque abriga matéria-prima. Então se você tem uma confecção de roupas, por exemplo, entrariam aí os tecidos e aviamentos.

Para o setor de armazenagem seriam enviadas as peças prontas, como camisas, calças e vestidos, que depois iriam para a expedição.

A escolha de um local adequado para essas etapas significa melhora na qualidade geral dos serviços: mais segurança, mais agilidade e maior satisfação do cliente.

Com o self storage, ainda é possível aumentar a margem de lucro, já que nesse sistema os espaços podem ser aumentados ou reduzidos conforme a sua demanda. Você tem exatamente o que precisa e não precisa pagar por espaço ocioso.

Os boxes são privativos, fechados com cadeado, senha ou cartão magnético e só o locatário ou quem ele autorizar poderá acessar o espaço.

O que é bom, pois os colaboradores poderão manusear os produtos ou matérias-primas com segurança e tranquilidade, e com a vantagem de poder fazer isso a qualquer hora do dia, no período de funcionamento da unidade.

Logística

Para escolher seu box, é importante entender como o fluxo de mercadorias acontece.

A estocagem está diretamente ligada ao setor de compras. Diante de uma boa oferta ou aguardando uma demanda maior, como no Dia das Mães, o empresário pode decidir, por exemplo, estocar fios para costura.

Decisões acertadas evitam falta de produtos ou o excesso, que leva a risco de encalhe.

Quem ajuda a sinalizar o quanto cada produto tem obtido sucesso ou não no mercado é o setor de armazenagem.

Nessa etapa, colaboradores conferem a entrada de produtos, separam os pedidos, preparam os pacotes e os encaminham para a distribuição.

Com o controle adequado, a equipe sabe informar o que mais sai, o quanto sai e para onde vai. É uma informação estratégica para que a produção se alinhe com a demanda.

Armazenar produtos em um ambiente adequado também ajuda a evitar perdas e avarias.

Na SS Self Storage, além dos espaços limpos e sob medida, o locatário conta com toda a segurança do prédio, vigiado por câmera 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

A SS Self Storage tem unidades para guarda de estoque de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Cuiabá (MT) , que podem dar agilidade ainda maior à distribuição. Confira nossos endereços!