Entenda o que é startup e como conseguir dinheiro para o projeto

SS-Self-Storage-Entenda-o-que-e-startup-e-como-conseguir-dinheiro-para-o-projeto

Ter um projeto inovador é a condição básica de qualquer startup. Para ser definida como tal, essa empresa também precisa ter lucro bem acima do que é investido, possibilidade de atingir grande número de usuários rapidamente e um certo risco inerente ao investimento em algo novo, dentro de um mercado altamente competitivo.

Não é à toa que as startups estão ligadas à tecnologia. Nesse ambiente, é possível criar programas que atendam milhares de pessoas sem que seja necessário aumentar tanto sua estrutura para obter mais lucro.

Muitas empresas gigantes já foram startup um dia: Facebook, Airbnb, Spotify e Uber, e por aí vai.

Negócios podem começar com dinheiro do próprio bolso

O financiamento desses projetos geralmente acontece de uma maneira diferente do tradicional. Não nos primeiros passos, quando é o caso de os próprios empreendedores porém dinheiro do próprio bolso, uma atitude chamada nesse meio como bootstrapping.

Isso vale só até os sócios encontrarem alguém que aposte na startup. Há vários caminhos para achar o parceiro mais adequado.

Investidor anjo entra com capital e conhecimento

Não é à toa que a palavra anjo entrou nesse modelo. Neste caso, o investidor não só coloca seu dinheiro no projeto, como usa de seu conhecimento e influência para fazer com que a startup tenha sucesso.

Ele entra como sócio e tem papel de extrema importância, mas sozinho, não pode assegurar que startup terá sucesso.

Capital semente ajuda empreendedor a estruturar startup

Essa verba costuma vir de fundos de investimento bem no começo da startup, quando os criadores do negócio ainda estão fazendo pesquisas de mercado, desenvolvendo produtos ou serviços e moldando seu plano de negócio.

Os recursos podem ser injetados na startup até que ela consiga caminhar de forma sustentável.

Também acontece de o capital semente ser aplicado em startups que já têm uma pequena quantidade de clientes.

Nessa situação, a verba acaba servindo para expandir a estrutura, aumentar o potencial de alcance junto a clientes e tornar o negócio mais atraente para mais investimentos.

Incubadoras oferecem toda a infraestrutura

O nome é uma clara alusão às incubadoras de bebês, e não por acaso. Nas incubadoras, os novos empreendedores recebem toda a infraestrutura para que seu projeto ganhe força e comece a operar.

Geralmente são colocados à disposição recursos como salas, telefone, internet, e serviço de assessoria, para ajudar os empreender a cuidar da parte contábil, gerencial, jurídica e etc. Muitas incubadoras são mantidas por universidades.

Aceleradoras envolvem participação nas ações

Aceleradoras também oferecem suporte, com verba sempre privada. Nesse modelo, os criadores da startup recebem treinamento e recursos para que a empresa se torne algo concreto e se desenvolva.

Quanto mais a startup crescer, mais os investidores irão lucrar, pois serão acionistas no negócio.

Venture capital e venture building incluem novos acionistas

No modelo de venture capital, o investidor compra uma parte pequena das ações e aguarda que elas se valorizem e, em algum momento, deixa o negócio.

No Venture building, os empreendedores recebem apoio, como acontece nas incubadoras e aceleradoras, mas em geral os investidores adquirem a maior parte das ações na fase inicial, a fim de construir um negócio robusto e lucrativo.

Self storage é saída para startup ter custos mínimos

Operar com o custo mais baixo possível e obter lucros altos é a meta de qualquer startup. Por isso, se empresa vai trabalhar com produtos, o self storage é a saída mais inteligente.

Isso porque o cliente aluga um box para armazenar seus produtos, que pode ser aumentado de tamanho conforme a demanda. Não há desperdício de verba.

Além disso, o empreendedor fica livre de despesas como IPTU, luz e água.

Self storage em Salvador é própria para atender startup

A SS Self Storage tem unidades nas principais capitais e as startups de Salvador podem contar com as facilidades oferecidas pela rede de autoarmazenagem que opera em várias cidades do Brasil.

A unidade Vale do Ogunjá, na região central de Salvador, permite acesso rápido às principais vias e pontos de referência da capital baiana, como as avenidas Bonocô, Antônio Carlos Magalhães e Vasco da Gama, o que facilita e barateia as operações comerciais.

Unidade na capital baiana tem salas de coworking e de reuniões

Não é nem preciso sair da unidade na capital baiana para tocar seu negócio. O prédio da SS Self Storage em Salvador possui salas de coworking e de reuniões, com wi-fi grátis.

Há estacionamento próprio, elevadores apropriados para o transporte de carga e boxes de todos os tamanhos distribuídos pelos cinco andares do edifício.

Além disso, a equipe da SS Self Storage em Salvador ajuda o empreendedor a calcular o espaço que ele precisa e a aumentar ou diminuir o tamanho do box a qualquer momento.