Logística reversa pode agregar mais valor à empresa e seus produtos

SS-Self-Storage-Logistica-reversa-pode-agregar-mais-valor-a-empresa-e-seus-produtos

Em 2020 fez dez anos que o Brasil tornou obrigatório para as empresas fazer a logística reversa. Isso significa ter responsabilidade sobre o destino final do que ela produz.

Os caminhos para isso podem ser tanto a coleta e reciclagem de bens quanto a adoção de uma política mais efetiva para recolhimento e troca de produtos devolvidos por apresentarem algum tipo de problema.

É certo que esse processo gera algum custo, mas, por outro lado, beneficia a sociedade, o planeta, e é uma atividade que pode reverter à empresa como um excelente valor agregado à marca.

Em última instância, uma empresa bem vista pelos seus consumidores pode gerar mais vendas e tornar o negócio mais lucrativo.

Regras para a Logística Reversa estão na Política Nacional de Resíduos Sólidos e regulamentação, em decreto

Todas as regras estão estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento está no Decreto nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010.

Se o produto pode ser reciclado, uma boa saída é criar pontos de coleta, e é preciso criar uma cadeia que atenda a essa demanda pela reutilização da matéria-prima.

Crie um canal de comunicação eficiente para o consumidor pedir a troca de produto

No que diz respeito à troca de produto, o primeiro ponto ao qual o empresário deve atentar é com relação à comunicação.

É preciso que o consumidor encontre rapidamente uma de forma de avisar à empresa que tem em mãos um produto com problemas.

Um atendimento cordial e eficiente provavelmente fará com que esse consumidor tenha mais confiança na marca e por isso, apesar do produto com defeito, volte a comprar do mesmo fabricante e até recomende a marca aos amigos.

Controle de produtos envolvidos na troca serve ao planejamento estratégico

Para que a resposta também seja ágil, é preciso ter um estoque pensado para isso, registrando entrada e saída dos produtos.

Um mapeamento dessa movimentação serve até como indicativo de quais itens apresentam mais defeitos e o que pode ser feito para melhorar a produção.

Self storage atende às necessidades da logística reversa com baixo custo

Esses produtos que chegam via logística reversa podem ser acomodados em um espaço próprio, dentro de um Self Storage.

Esse sistema é vantajoso porque a empresa pode alugar um box privativo de acordo com sua necessidade. A SS Self Storage, que tem unidades em várias cidades do Brasil, dispõe de locais com tamanhos a partir de 1m2.

Todos eles são fechados a chave, cadeado ou senha, e nenhum funcionário tem acesso ao espaço.

As áreas comuns são vigiadas o tempo todo por câmeras de segurança.

Infraestrutura adequada permite a movimentação rápida da carga

A entrada e saída de produtos pode ser feita a qualquer momento, sem limite de visitas ao local, e nos prédios da SS Self Storage ainda é possível dispor de espaço de trabalho compartilhado, com internet grátis.

A SS Self Storage facilita a logística reversa de sua empresa ao oferecer, também, uma estrutura adequada para a carga e descarga de produtos, e prédios em localização privilegiada, com acesso às estradas e às mais importantes vias de cada cidade.

 

Conheça todas as vantagens de ter um box na SS Self Storage para fazer a logística reversa  de sua empresa. Acesse www.selfstorage.com.br