Fiscalização de carga nas rodovias brasileiras. Entenda!

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Colocar em circulação caminhões com excesso de peso compromete a dirigibilidade do veículo, põe em risco o motorista e as pessoas que trafegam pela rodovia e pode provocar danos ao próprio caminhão e à estrada, e por esse motivo, a fiscalização de carga é muito importante.

Para quem ultrapassa os limites de peso, a lei prevê multas e, em alguns casos, retenção do veículo até que venha outro caminhão para embarcar nele todo o excesso de carga.

Na fiscalização de carga, o cálculo de peso leva em consideração o que é colocado para cada eixo

O cálculo de peso leva em consideração o peso por eixo. A carga dentro do baú ou na carroceria deve ser bem distribuída, para não forçar um dos eixos, já que eles também têm um limite de peso para suportar.

A Lei da Balança, como é popularmente conhecida, leva em consideração os eixos dos caminhões. Há três tipos de eixos.

Conheça os três tipos de eixos dos caminhões

Um deles é o simples, que pode ter dois pneus com rodagem simples e peso máximo de 6 toneladas, ou então rodagem dupla, com quatro pneus e capacidade de 10 toneladas.

Nos eixos duplos, as configurações podem ter de quatro a oito pneus, com rodagem simples ou dupla, e suportam peso que varia de 12 a 20 toneladas.

Já os eixos triplos comportam sempre 12 pneus, com capacidade que varia de 25,5 a 30 toneladas, conforme a rodagem dos pneus e a distância entre eixos.

Peso Bruto Total é a soma de tudo, da carga, do veículo e do que há nele

Também é importante saber qual é o PBT (Peso Bruto Total) de cada caminhão. Esse cálculo é a soma do peso da cabine, da carroceria e da carga em sua capacidade máxima. Inclui exatamente tudo.

Ambos são levados em consideração na hora da fiscalização.

Tolerância para excesso de peso pode chegar a 10%

É verdade que existe tolerância para excessos, mas isso acontece porque pode haver alguma pequena variação por causa da regulagem da balança.

A tolerância é de 5% no caso do PBT. Se passar disso, pode haver aplicação de multa e o caminhão ficar retido até que chegue outro para fazer o transbordo da carga.

As penalidades previstas para o excesso de peso nos eixos são as mesmas, porém o percentual da tolerância é de 10%.

Ainda assim, o motorista consegue rodar com esse excedente. Se passar de 12,5%, aí a transferência da carga extra para outro veículo será obrigatória.

Na fiscalização de carga a multa é aplicada se nota fiscal já apontar excesso de peso

O que vale para a referência de multa é a primeira pesagem. Porém, se o agente fiscal constatar na nota a indicação de um peso maior do que a capacidade do caminhão, ele já pode multar sem o veículo passar pela balança.

Saiba quem são os agentes que aplicam multas nas estradas durante a fiscalização de cargas

O agente fiscalizador varia conforme a estrada. Nas rodovias federais sem pedágio, fica a cargo da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Nas com pedágio, a PRF e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Nas rodovias estaduais quem verifica o peso é o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e as policias rodoviárias de cada Estado.

Nas cidades, cabe à secretaria municipal de transportes verificar o peso dos caminhões.

Dono do caminhão, embarcador e motorista podem sofrer penalidades

A multa vai para o dono do caminhão se a carga é de vários embarcadores ou se é de um único embarcador que não declarou o peso.

Se o embarcador declarou o peso, a multa vai para ele e para o dono do caminhão.

O embarcador só paga a multa sozinho se declarar na nota que o peso está dentro do limite, mas a balança constatar que há excesso na carga.

O motorista só vai levar multa se deixar de parar na balança ou for embora antes de fazer o transbordo obrigatório.

Não é incomum os contratantes pedirem isso, mas o motorista não escapa: leva 5 pontos na carteira e multa.

Boa logística exige que estoques estejam em pontos estratégicos

Quem lida com transporte sabe o quanto é importante ter como ponto de carga e descarga um endereço estratégico.

Por isso, deixar mercadorias e matérias-primas em uma das 12 unidades da SS Self  Storage pelo Brasil significa economia, segurança e muito mais agilidade.

Todos os prédios ficam localizados em regiões próximas das principais vias da cidade e com acesso fácil a rodovias.

Self Storage no Rio de Janeiro dá mais agilidade ao transporte de cargas

É o que acontece, por exemplo, com as duas unidades da SS Self Storage no Rio de Janeiro.

Uma delas, chamada Centro & Porto, bem no centro da capital fluminense, na região conhecida como Porto Maravilha.

No local, é possível alugar boxes com tamanhos a partir de 1m2. Dá para guardar todo tipo de produto, até grandes volumes, em áreas de 50m2, com pé direito de 2,70m.

Prédio da SS Self Storage tem doca coberta para carga e descarga

Há doca coberta para carga e descarga, com equipamentos de movimentação, além de estacionamento.

A segurança é um ponto forte, como em toda a rede da SS Self Storage.

Nesta unidade, há controle de acesso feito com senha e um total de 50 câmeras espalhadas pelas áreas comuns, que funcionam 24 horas por dia.

Segunda unidade da SS Self Storage no Rio fica na região de Jacarepaguá

Também no Rio de Janeiro é possível guardar estoques e mercadorias na unidade Barra & JPA da SS Self Storage, que fica perto das principais vias de acesso à zona oeste do Rio, próximo da Linha Amarela, da Serra Grajaú-Jacarepaguá, e da avenida Ayrton Senna.

Em ambas as unidades da SS Self Storage é possível guardar todo o estoque de uma empresa, bem como seus móveis, documentos e outros objetos.

Da mesma maneira, os boxes podem ser ocupados com pertences pessoais, como bicicleta, motor de popa, equipamentos esportivos, móveis, antiguidades, brinquedos, roupas, enfim, tudo o que a pessoa quiser manter em segurança.

É você quem escolhe o tamanho do box e a duração do contrato

E é possível acessar o espaço a qualquer momento, durante o horário comercial do prédio.

Você escolhe o tamanho do box que deseja e o contrato tem a duração que você quiser, com renovação mensal.

Como alugar um box de self storage? É muito simples. Basta levar sua documentação pessoal ou da empresa. Não precisa de fiador.

Veja como manter seu estoque em pontos estratégicos do Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil em www.selfstorage.com.br