Como organizar e decorar a estante de livros de um jeito personalizado

SS Self Storage-Como organizar e decorar a estante de livros de um jeito personalizado

Estantes de livros revelam muito da personalidade dos donos da casa. Seja pelo acervo exibido, em quantidade e temas dos livros, seja pela forma como é apresentada. Para valorizar ainda mais esse espaço, que também virou cenário preferido de muita gente em reuniões online, vale a pena conhecer algumas dicas para tornar essa parte da casa ainda mais especial.

A forma como você vai organizar sua estante de livros deve partir da forma como esse acervo é utilizado.  Se você é, de fato, alguém que lê com frequência, a funcionalidade deve estar em primeiro plano. Se a proposta é mais decorativa, vale apostar nos detalhes dessa arrumação, para dar ainda mais personalidade ao visual.

Livros podem ser organizados por áreas temáticas, autores ou títulos

A organização pelo conteúdo é a forma mais indicada para quem quer logo encontrar o livro que procura. Neste caso, os volumes podem ser separados por áreas temáticas, como por exemplo: arquitetura, música, história, ciência, religião, infantil, romances, e por aí vai.

Dentro dessas áreas temáticas, você pode colocar os livros em ordem alfabética dos títulos ou dos autores.

Coleções de autores em destaque reforçam a personalidade do acervo

Há quem prefira organizar sua estante tendo autores como referência. Eles apareceriam, portanto, organizados em ordem alfabética, sem uma separação por temas.

Essa escolha fica ainda mais valorizada quando há várias obras de um mesmo autor, destacando a preferência do dono da casa e facilitando a localização dos volumes.

Separação por cores privilegia efeito visual da estante de livros  

Mesmo entre os bibliófilos, há aqueles que não abrem mão da estética e organizam os livros por cores. Podem ser blocos de cada cor, uma prateleira ou bloco em dégradée ou mesmo uma organização que remeta às cores do arco-íris.

Outra opção que traz um resultado muito bonito e interessante é colocar os livros com a lombada (parte onde está escrito o título e nome do autor) voltada para o fundo da estante.

Dessa maneira, ao olhar para o móvel, você verá apenas o bloco de páginas e as bordas das capas. Volumes antigos e de capa dura podem dar um efeito ainda mais marcante. Você também pode investir em objetos decorativos para compor o visual. Itens com design mais clean ou retrô podem cair bem.

Aposte em enfeites temáticos para valorizar as seções de livros

Aliás, objetos decorativos são ótimos aliados para dar mais personalidade e leveza à decoração. Uma dica para quem optar pela separação de livros por blocos temáticos é colocar itens decorativos alusivos ao mesmo assunto.

Se for algo relacionado a música, por exemplo, uma opção é colocar bonequinhos de músicos e bandas. Sobre cinema, um exemplo seriam miniaturas de personagens do Star Wars – caso o filme dialogue de alguma maneira com o acervo. Ou retratos de atores famosos, caso sejam admirados pelo dono da casa.

Objetos de valor pessoal dão personalidade única à estante

Não é necessário que os objetos sejam tão explícitos assim. Itens de valor afetivo, como caixinhas, porta-retratos e enfeites também dão personalidade única à estante.

Vale recorrer também a separadores de livros, e aí há vários no mercado, alguns formando palavras, outros com formatos de pessoas, animais, etc. Pequenos vasos também podem ser colocados no alto e nas prateleiras, dando um ar mais “orgânico” à composição.

É possível, ainda, usar o próprio livro como objeto decorativo, deixando-o com a capa toda de frente para quem olha para a estante. Apenas tome cuidado com a disposição dos livros: deixe-os sempre na vertical ou horizontal, neste caso em pilha com poucos volumes. Livros na diagonal podem estragar com o passar do tempo.

Faça o preparo de sua estante de livros elegendo o que ficará à vista

Para ter uma organização ainda mais eficiente, você pode separar quais livros devem ficar à mão, na estante, e quais podem ser guardados para leitura em outro momento.

Uma boa maneira de assegurar que o acervo guardado ficará em local seguro e acessível é ter um box privativo na rede SS Self Storage, com unidades em várias cidades do Brasil.

Tenha um espaço privativo, seguro e limpo para guardar seus livros

Você pode alugar espaços com tamanhos a partir de 1m2, que podem ser organizados de sua maneira e visitados a qualquer hora durante o atendimento comercial, de maneira ilimitada e sem agendamento de visita.

A segurança e total: só você fica com as chaves do box. Os prédios têm vigilância de 24 horas por dia com câmeras. Além disso, as áreas comuns são sempre limpas e desinsetizadas.

E você ainda estaciona seu carro na unidade e usa os carrinhos da SS Self Storage para levar e trazer seus livros até o veículo. Simples assim, como ter uma biblioteca particular ao lado de casa.

Precisa de espaço para guardar seus livros, documentos ou mesmo objetos pessoais? Fale agora mesmo com um de nossos consultores e obtenha um orçamento sem compromisso.