Veja como tirar ferrugem e fazer a limpeza de sua bateria acústica

SS-Self-Storage-Veja-como-tirar-ferrugem-e-fazer-a-limpeza-de-sua-bateria-acustica

Baterias precisam ter manutenção regular. Isso vai evitar não só a ocorrência de danos irreversíveis, como evita que a má conservação também afete a qualidade do som do instrumento musical.

Um dos pontos sensíveis da bateria são as partes metálicas, cromadas, o que inclui, por exemplo os aros, as castanhas e os pedestais. É lá que a ferrugem vai aos poucos se instalando, com o risco de deixar marcas para sempre.

Preserve as ferragens seguindo apenas três passos

Para fazer essa limpeza, você vai precisar de palha de aço, álcool líquido, WD-40 ou outro óleo mineral, conhecido também como óleo de máquina, e uma flanela limpa.

O primeiro passo é remover todo o pó com a flanela. Em seguida, aplique álcool sobre a palha de aço, e com ela esfregue as partes metálicas para remover a ferrugem.

Feito isso, basta secar a peça com o pano e em seguida aplicar o WD-40. Depois, remova o excesso de óleo usando a flanela.

Óleo serve também para preservar pele de bateria

Se a ferrugem estiver há muito tempo na peça, é possível que alguns pontinhos mais foscos permaneçam, mas esse processo, feito regularmente, pode evitar o aparecimento de mais ferrugem.

Você também pode usar o WD-40 para limpar as peles da bateria, mas isso só vale para as que não são porosas. Isso vai ajudar a tirar as marcas de baquetas.

O processo é bem simples: basta aplicar o óleo e depois passar um pano limpo sobre a pele.

Remova de forma simples as marcas de dedos que ficam nos pratos

O mesmo procedimento pode ser utilizado para limpar pratos, sejam eles brilhantes, polidos ou foscos.

A diferença é que, em vez de um pano, o mais recomendado é que você utilize um papel toalha daquele modelo mais reforçado, para remover o excesso de óleo.

Não utilize nenhum tipo de alimento, como limão, para fazer a limpeza das peças. Se não quiser usar o óleo, compre produtos específicos para a limpeza dos pratos.

Escolha o estojo certo para proteger os itens de sua bateria

Para que sua bateria fique sempre bem conservada, é fundamental também protegê-la durante o transporte.

Há vários tipos de materiais próprios para isso, a começar dos mais simples e acessíveis: os bags. Em geral, eles são feitos de um nylon grosso, que se parece com lona, e recebem um reforço de borracha EVA ou espuma.

Os bags são leves e práticos, e mais indicados para quem transporta o instrumento com pouca frequência e em distâncias curtas.

Cases mais firmes são indicados para quem transporta instrumento com frequência

Uma opção interessante para quem prefere uma dose extra de proteção às peças são os semi cases, com material mais espesso, como plástico ou borracha EVA mais resistente.

Os estojos são mais pesados, mas há modelos com rodinhas, que facilitam o transporte.

Os mais resistentes são os cases de alumínio ou madeira, que suportam longas e constantes viagens.

Eles oferecem uma proteção mais forte contra umidade, calor e impacto, e pode abrigar dois ou mais tambores.

No mercado, eles podem ser encontrados em tamanho padrão ou feitos sob encomenda.

Pratos devem ser transportados em embalagens especiais, para que não quebrem ao longo do trajeto.

Evite deixar os tambores da bateria empilhados e desprotegidos

O jeito de guardar a bateria também vai ajudar a determinar a vida útil do instrumento. O essencial é mantê-la sempre longe do calor e da umidade.

Isso porque, além do risco de o instrumento de o casco do tambor empenar com o calor, pode acontecer de a madeira apodrecer por causa do excesso de umidade.

Na hora de guardar o instrumento evite empilhar os tambores, porque isso pode interferir na afinação e ainda pôr em risco a integridade das peles.

Tenha um espaço para manter sua bateria longe do calor e da umidade

Uma boa maneira de guardar bem sua bateria é deixa-la em um box de self storage. Isso porque o instrumento fica em um espaço privativo, guardado do jeito que você quiser e com a possibilidade de acessá-lo a qualquer momento, durante o horário de atendimento no prédio.

Na SS Self Storage, pessoas físicas podem alugar um espaço sem necessidade de fiador e sem obrigação de fazer contrato de longo prazo.

As renovações são mensais e você permanece utilizando o local pelo tempo que quiser.

Self Storage permite visitas ilimitadas e oferece infraestrutura para transporte

É você quem escolhe o tamanho do box, que pode ter a partir de 1m2. O espaço fica fechado com chaves, cartão ou senha e só você ou quem você autorizar, pode acessá-lo.

Os prédios da SS Self Storage são todos pensados para atender à necessidade de movimentar cargas o tempo todo.

Logo, se você que quiser guardar seus instrumentos poderá contar com estacionamento e carrinhos próprios para o transporte de volumes.

Você fica livre de pagar IPTU, conta de água e de luz, e ainda sai com a certeza de deixar seu instrumento musical bem protegido.

 

Quer saber mais sobre as vantagens de deixar seus instrumentos musicais e outros volumes na SS Self Storage? Acesse www.selfstorage.com.br