Dicas para evitar o estresse na hora da mudança

SS Self Storage-Dicas para evitar o estresse na hora da mudanca

Bagunça, dor de cabeça e desorganização não precisam fazer parte da mudança se você passar por esse processo com planejamento, foco e paciência. O grande vilão da mudança é deixar tudo pra última hora e não ter tempo para se dedicar à organização.

Para te ajudar a evitar o estresse, a Self Storage preparou umas dicas para mudança que objetivam gerenciar o preparo, transporte e organização dos objetos no novo endereço.

Elabore uma programação para sua mudança

Esse processo deve ser iniciado a partir do momento em que você já sabe que irá se mudar para um novo local. Faça uma lista com os itens que irão te acompanhar, os que serão vendidos ou doados e os que serão enviados ao guarda móveis de self storage.

Com tudo organizado, faça um checklist e comece a orçar os valores de transporte. Avalie bem o custo-benefício para que o barato não saia caro e você tenha problemas com a transportadora.
Prefira as empresas que disponibilizam equipe para a organização dos objetos antes e depois da mudança. Isso facilitará muito sua vida e você terá tempo para se dedicar a outros compromissos.

Separe os objetos que serão enviados ao guarda móveis

Não é porque móveis e outros itens não irão para o novo destino que você precisa se desfazer deles. A Self Storage oferece a locação de boxes como guarda móveis para que você aloque seus pertences com segurança e comodidade.

Para não deixar tudo para a última hora, separe o que não será mais utilizado e abrigue nos boxes que a empresa oferece. É possível locar um espaço que esteja de acordo com a sua necessidade de espaço.

Desapegue do que não é necessário

O que não vai com mudança e não precisa ser guardado no self storage pode ser tranquilamente vendido ou doado. Quando começar a tirar os objetos de armários, você vai se deparar com coisas das quais nem lembrava mais.

Muitas delas não têm mais utilidade. Você pode anunciar em canais de vendas ou fazer o esquema “família vende tudo”, espécie de bazar muito comum nos Estados Unidos que está em alta no Brasil.

Verifique as regras dos condomínios

Caso se mude para um condomínio, é necessário consultar horários permitidos para entrada e saída de cargas. Fale com síndico ou administradora de imóveis, informe o que será descarregado ou carregado e formalize o pedido com um texto escrito que, dependendo do caso, pode ser enviado por e-mail.

Quando deixar o endereço antigo, dê uma última conferida para garantir que nada ficou para trás e não se esqueça de trancar todas as portas e janelas, fechar os registros de água e gás e desligar a caixa de energia.

Estabeleça critérios na hora de encaixotar sua mudança

No calor do momento, a tendência é sair pegando tudo o que se vê pela frente e colocar em um espaço vazio na caixa. O problema disso é que, no final do processo, vai ser praticamente impossível saber onde está cada coisa.

Por isso, não adianta ter pressa, fique calmo e crie uma categoria de agrupamento das suas coisas. Comece pelos itens que não são usados no dia a dia, como objetos de decoração e livros que não estão sendo utilizados.

Outra dica é proceder a organização por cômodos. Dedique um dia para cada ambiente e faça a organização aos poucos. Não se esqueça de colar nas caixas etiquetas que contenham as identificações dos objetos que estão ali.

Escreva os nomes dos cômodos nas caixas e enumere-as. Assim, na hora de descarregar a mudança, a equipe já pode encaminhar cada caixa para seu devido cômodo.

Atenção aos objetos frágeis

Organize e embale louças, vasos, espelhos e vidraria com papel e tecidos para que eles fiquem protegidos. Coloque etiqueta que indique a fragilidade do objeto e deixe todos eles em um mesmo lugar.

Quando a equipe de mudança chegar, reforce que os volumes precisam ser transportados com cuidado e atenção para que nada seja quebrado.

Atualize o endereço

Para evitar transtornos relacionados ao recebimento de correspondências, por volta de 10 dias antes da mudança, altere os cadastros nas companhias de água, telefone luz e gás.

Não se esqueça de agendar a instalação desses serviços para que você não corra o risco de ficar alguns dias sem acesso a eles. O mesmo serve para assinaturas de jornais e revistas, extratos bancários e outras correspondências.

Dê a última conferida na casa nova antes da mudança

Por volta de 5 dias antes, inspecione pintura, fios, fechaduras, encanamento, tomadas, janelas e outros elementos que merecem vistoria. Aproveite para medir os vãos das portas e escadas para checar se os móveis poderão ser transportados sem problemas.

Programe uma boa faxina e providencie lâmpadas, chuveiros e tudo mais que for necessário para que você se instale no novo lar sem precisar de muitos improvisos.

De olho na despensa

Essa é uma das mais valiosas dicas para mudança. Muitos alimentos precisam de condições específicas de refrigeração. Por isso, evite comprar em excesso coisas que vão à geladeira ou freezer, de forma a evitar o desperdício.

Evite comprar muitas coisas de supermercado. Programa-se para consumir o que você já tem estocado e deixe para fazer uma boa compra quando já estiver na casa nova.

Prepare uma bagagem com objetos pessoais e itens indispensáveis

Faça uma mala com uma troca de roupa, toalha de banho, papel higiênico e outros itens de higiene que você usa no dia a dia. Não se esqueça dos documentos, comprovantes, termos de autorização e notas fiscais relacionadas ao evento.

Caso tenha animais de estimação, inclua na mala uma porção de ração e o recipiente usado para ele se alimentar. Se tiver criança, não deixe de fazer uma mala para ela com tudo o que for necessário para sua alimentação e higiene.

Com essas dicas para mudança valiosas você evita inconvenientes e estresse durante a mudança e sobra mais tempo para desfrutar de bons momentos na casa nova. Conte sempre com a SS Self Storage para tornar esse momento ainda mais fácil!