Como guardar prontuários médicos de forma correta e em segurança

SS-Self-Storage-como-guardar-prontuarios-medicos-de-forma-correta-e-em-seguranca

Médicos e estabelecimentos de saúde são obrigados a guardar prontuários médicos de pacientes por até 20 anos a partir do último registro feito.

Essa norma está presente na Resolução nº 1.821/2007 do Conselho Federal de Medicina, que acrescenta às regras anteriores a permissão e a regulamentação do arquivamento digital desses dados.

Tanta informação acumulada nem sempre acaba migrando para suportes digitais, por isso é comum que médicos e estabelecimentos de saúde ainda mantenham seus arquivos em papel.

Prontuários médicos têm de ser mantidos em perfeito estado durante 20 anos

É obrigatório que os prontuários médicos sejam mantidos em bom estado, pois a lei existe para que o paciente possa, a qualquer tempo, acessar o material para rever seu histórico.

De acordo com a Resolução, os prontuários médicos “devem estar permanentemente disponíveis, de modo que quando solicitado por ele (paciente) ou seu representante legal permita o fornecimento de cópias autênticas das informações pertinentes”.

Arquivo deve levar em consideração a legislação vigente na área médica

Antes de migrar essas informações para os meios digitais, é preciso seguir uma série de normas editadas na Resolução do Conselho Federal de Medicina, além do Código de Ética Médica, e agora obedecer, também, às normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Portanto, médicos e entidades de saúde precisam ter ainda mais cuidado com as normas da LGPD para manter seus prontuários médicos em segurança. Isso vale para os arquivos digitais e para os físicos.

Arquivos guardados em Self Storage protegem privacidade dos pacientes

Uma boa maneira de manter prontuários médicos em bom estado de conservação, e longe de olhares curiosos ou de pessoas mal-intencionadas, é deixar tudo armazenado em um guarda documentos na SS Self Storage.

Com unidades nas principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador, a SS Self Storage dispõe de boxes privativos com tamanhos a partir de 1m2.

Isso significa que você pode guardar desde pastas até arquivos inteiros, com gaveteiros ou estantes.

Boxes da SS Self Storage oferecem segurança e são vedados a estranhos

A segurança do material armazenado é total. A começar pela privacidade garantida em contrato: como os boxes da SS Self Storage são privativos, só o locatário tem as chaves, e cabe a ele decidir quem pode ou não acessar o espaço, entregando-lhe diretamente as chaves ou senha.

Desse modo, médicos e instituições podem delegar o acesso ao espaço às secretarias ou outros profissionais da equipe.

A visita à SSS Self Storage pode ser feita quantas vezes o locatário quiser, desde que durante o horário de funcionamento do prédio.

 

Áreas comuns da SS Self Storage são limpas, dedetizadas e vigiadas por câmeras

As unidades da SS Self Storage são seguras. Todas têm as áreas comuns vigiadas por câmeras de segurança, 24 horas por dia.

Essas áreas comuns também passam por faxina regularmente, além de dedetização.

O transporte dos arquivos na SS Self Storage pode ser feito com todo o conforto, já que a SS Self Storage dispõe de carrinhos para transporte interno de volumes, além de estacionamento próprio e área para carga e descarga.

Contratos da SS Self Storage podem ser fechados por pessoa física, sem burocracia

A SS Self Storage também disponibiliza, gratuitamente, área de trabalho comum, com acesso à internet via wi-fi.

É muito simples fechar contrato com a SS Self Storage, já que as locações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, sem necessidade de fiador. As renovações são mensais e você permanece com seu box o tempo que quiser.

Saiba mais sobre as vantagens de ter seus arquivos na SS Self Storage: www.selfstorage.com.br