Cortinas não saem de moda. Elas podem mudar de estilo, de tipo de tecido e suporte, mas sempre compõem a decoração de casas, apartamentos e até empresas.
É por isso que investir nesse mercado pode ser uma boa alternativa, tanto para a pessoa que quer começar de forma mais caseiras, vendendo o produto para conhecidos, quanto para quem pretende investir pesado em infraestrutura.
Mergulhe no mundo da decoração para entender o mercado de cortinas
Como confecção de cortinas está diretamente relacionada à decoração, não há como dar o primeiro passo sem fazer um mergulho nesse universo, pesquisando as tendências, os tipos de tecidos e os cortes que estão em alta.
Claro que é difícil fabricar de tudo, de uma só vez. Por isso, escolha primeiro um nicho para trabalhar e foque seus esforços com base nesse objetivo.
Você pode, por exemplo, investir em um trabalho com design mais moderno e ousado, para clientes descolados, ou apostar num segmento mais tradicional, para atender casas e apartamentos de famílias.
Eleger uma clientela que você já conhece pode ajudar nos negócios
Começar com um público com o qual você tem mais intimidade pode ser uma boa aposta, já que seus amigos e antigos colegas de trabalho podem ser tornar seus primeiros clientes.
Procure saber tudo, também, sobre fornecedores: quais oferecem os tecidos ou insumos que você precisa, se são pontuais na entrega, se há qualidade nos produtos, quais as condições de pagamento e se existe rapidez na entrega, caso você precise de reposição rápida.
Faça uma lista com uns dez fornecedores para iniciar as suas atividades.
Local ideal da fábrica de cortinas vai depender dos objetivos de seu empreendimento
A fábrica pode até começar de forma caseira, mas se a ideia é ter um espaço físico só para isso, é importante ter definido se a meta é vender as cortinas para lojistas ou para o público final.
Se a escolha for a primeira, você pode instalar o ponto em um lugar mais próximo de outras indústrias têxteis. Se o alvo é o consumidor final, é preciso estar em uma região mais movimentada de comércio.
Equipe com cinco profissionais da costura dão conta de empresa de pequeno porte
Para começar pequeno, é possível instalar a fábrica um espaço de aproximadamente 70m2, onde ficarão a área de confecção, o espaço para guardar as matérias-primas e os produtos acabados, além da área administrativa e de atendimento.
O maquinário básico para a confecção envolve cinco máquinas industriais do tipo reta, cinco do tipo zigue-zague e cinco de overloque. A ideia é que cinco profissionais operem essas máquinas.
Também é necessário adquirir tesouras, cortadores de tecidos e ferramentas, além, é claro, do mobiliário básico para toda a equipe.
Procure ter à mão os tecidos mais pedidos no mercado
Será preciso investir num lote de matérias-primas, como tubos, trilhos e argolas de madeira.
Alguns tecidos são bem comuns na fabricação de cortinas, e provavelmente você precisará de um ou mais dessa lista, que inclui, por exemplo, algodão, linho, microfibra, shantung, linho, voile e acrílicos.
Alguém na empresa precisará cuidar dos estoques, e esse é um ponto sensível.
Deixe insumos e cortinas armazenados em uma empresa de guarda de móveis
Seja qual for o tamanho da confecção de cortinas que você pretende abrir, recorrer a uma empresa que faz guarda de móveis e volumes para deixar armazenados seus produtos e insumos, pode ser uma ótima opção para reduzir custos.
Isso porque em uma empresa dessas, como é o caso da SS Self Storage, você aluga um espaço exclusivo seu, onde pode colocar armários e estantes, e organizá-lo de acordo com suas necessidades.
A qualquer momento, você pode pedir para migrar para um box maior ou menor, conforme a sua demanda.
Produtos ficam guardados em espaço privativo e vigiado 24 horas por dia
Diferentemente da forma como operam os galpões de guarda móveis e objetos, na SS Self Storage ninguém mais tem acesso ao espaço do cliente, a não ser ele mesmo e a quem ele delega as chaves, o cartão ou a senha.
Ou sejam seus produtos ficam armazenados em total segurança, vigiados com câmeras 24 horas por dia, e você fica livre das despesas de aluguel de um imóvel, como IPTU e conta de água e de luz, e vigilância.
Além disso, há a vantagem de estar em local estratégico, pois todos os prédios da SS Self Storage estão próximos de importantes vias e com fácil acesso a rodovias.
Guarde o estoque de sua empresa na unidade de Porto Alegre
Em Porto Alegre, por exemplo, a unidade Floresta – Zona Norte & 4º Distrito está localizada na rua Voluntários da Pátria, no bairro Floresta, entre as avenidas Brasil e Cairu.
Fica perto da região central, também, e faz divisa com os bairros Higienópolis, Moinhos de Vento, São João, São Geraldo, e Independência.
O bairro, que pertence ao 4º Distrito de Porto Alegre, abriga o projeto Pacto Alegre, cuja ideia é fazer da região um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo.
Empresa que faz guarda de móveis e objetos em Porto Alegre dispõe de sala de reuniões
A SS Self Storage da capital gaúcha está pronta para armazenar o estoque de produtos de uma fábrica de cortinas.
O prédio tem espaço de coworking com internet grátis, sala de reuniões, vigilância 24 horas por dia e ainda passa constantemente por desinsetização, evitando o risco de ataques a seus produtos.
Conheça todas as vantagens de ter o estoque de sua fábrica de cortinas em uma empresa de guarda de móveis. Acesse www.selfstorage.com.br