Biblioteca compartilhada: saiba como montar uma!

Entenda como as bibliotecas surgiram, a importância de sua democratização e os cuidados para preservar os livros.


Antes de falarmos sobre biblioteca compartilhada, vamos voltar um pouco na história! O termo biblioteca vem do grego, que significa algo como “livro depositado”. Na definição da Wikipédia, o local é basicamente um espaço em que são guardados livros, documentos tridimensionais e demais publicações para o público estudar, ler e consultar as obras. 

Mas, você sabe como surgiram? Entre as bibliotecas mais antigas, estão a que foi fundada pelo rei Assírio Assurbanípal, no século VII em Nínive, na Mesopotâmia, com um conteúdo formado de placas de argila escritas em caracteres cuneiformes.

A outra é a Biblioteca Real de Alexandria, datada do início do século III a.C., fundada pelo rei do Egito, Ptolomeu I Sóter, que reunia a maior coleção de manuscritos do mundo antigo, com mais de 500 mil volumes.

estante de livros

Os gregos também tinham muitas bibliotecas, mas na verdade as mais importantes delas eram particulares de filósofos e teatrólogos. Somente a partir do século XVI elas se transformaram, ficaram muito acessíveis, com um caráter mais intelectual e democratizando a informação, oferecendo volumes de diferentes áreas do conhecimento.

Já no Brasil, a principal foi a Biblioteca Nacional e Pública, do Rio de Janeiro, que se tornou do Estado em 1825. Ela foi montada graças aos livros do rei de Portugal, Dom José I, trazidos por Dom João VI, em 1807.

Durante muitos anos, o conceito de biblioteca destinou-se a um espaço, público ou privado, repleto de publicações para consulta popular. Mas, isso ainda parece tão pouco dentro de um país com grandes índices de analfabetismo.

Para quem são os acessos às grandes bibliotecas do Rio de Janeiro e São Paulo? A partir dessa necessidade, aquele conceito de democratização da informação que começou a nascer com a disseminação das bibliotecas gregas começou a fazer sentido com as bibliotecas compartilhadas.

Qualquer pessoa pode ter uma biblioteca na sua cidade, no seu bairro, mais afastado dos grandes centros urbanos. O conceito moderno conta muito mais com a ideia de uma informação disseminada do que com o seu número de volumes.

Levar o conhecimento a um número maior de pessoas que podem dividir o que sabem com o outro, podem fazer os livros circularem, serem lidos por mais gente.

Mas, como você sabe, armazenar livros não é uma tarefa difícil, é preciso ter muito cuidado na hora de se dispor a isso. Principalmente se você vai gerenciar um projeto como esse, já que o termo compartilhado já deixa claro, que o que tem ali é de uso comum.

4 passos para montar uma biblioteca compartilhada

1 – O primeiro passo é garantir que tanto os livros quanto as demais publicações estejam armazenadas em um local livre de perigos. Isso quer dizer não apenas um local em que elas não corram o risco de serem roubados, mas também de riscos à sua estrutura.

Alagamentos, incêndio, mofo, traças e outras interferências externas podem acabar com uma coleção de publicações aos poucos. Busque armazená-las em locais internos, mas arejados e em armários ou prateleiras com uma distância segura do chão e afastados de janelas.

2 – Uma vez que estão armazenados em local apropriado, é a vez de cuidar de uma boa conservação desses materiais. Para que o público manuseie e possa trocar livros, é importante que eles não estejam caindo aos pedaços.

Esse manuseio pode acabar contribuindo para que os livros fiquem úmidos e comecem a atrair condições propícias para o desenvolvimento de mofos, por exemplo. Não esqueça de sempre retirar a poeira dos livros, tanto os guardados quanto os que ficam mais expostos.

3 – Mantenha tudo sempre organizado, assim é possível encontrar o que quer com mais facilidade. Divida os livros por gênero, autores, temas, como você vê em livrarias, por exemplo. Fica mais fácil para todo mundo de localizar o que procura ou até ser surpreendido com novos interesses.

mulher sentada folheando um livro

4 – Como é uma biblioteca compartilhada, se tudo der certo, é provável que você fique sem espaço para armazenar mais e mais livros. Esta é a hora de você procurar saber melhor sobre as soluções de self storage. Ou seja, o aluguel de boxes que vão guardar seus volumes.

Algumas empresas,oferecem constante monitoramento, 24 horas, os sete dias da semana. Além do controle e segurança no quesito traças, umidade e afins.  Ainda dá para escolher o box adequado para a sua necessidade: pequeno, médio, grande ou extra grande.

O acesso pode acontecer sempre que você precisar, a chave fica na sua guarda e apenas pessoas autorizadas por você podem entrar no seu box. Assim você pode ir lá e trocar os livros que deseja colocar na sua biblioteca sempre que quiser.

Não deixe de conferir – O que é melhor: Guarda-Móveis ou Self Storage?

unidades self storage