Seis em cada dez compras em lojas virtuais no Brasil são abandonadas no carrinho de compras, aponta pesquisa realizada pela consultoria de e-commerce e marketing digital Enext. Esse índice, apesar de ser menor que o do ano passado, quando o abandono era de sete em cada dez compras, esse comportamento do consumidor ainda gera preocupação no empresariado. Com algumas medidas, porém, é possível reduzir o risco de abandono de carrinho no e-commerce.
Conheça alguns motivos que frequentemente levam o consumidor a abandonar o carrinho e veja o que fazer para solucioná-los:
- Alto custo do frete
Muitos desistem da compra por causa dessa taxa, que em alguns casos pode ser superior até que o produto comprado.
A forma de resolver isso é informar o valor do frete antes que a pessoa coloque o produto no carrinho. Outra opção é colocar políticas de descontos para valores mais altos, para clientes assíduos ou então oferecer frete grátis. - Demora na entrega
Assim como a taxa de frete desestimula, um prazo de entrega demorado pode fazer o consumidor abandonar o carrinho.
Neste caso, o melhor a fazer é não mascarar a realidade, para dar a ilusão de rapidez. A entrega após a data prevista pode levar o consumidor a nuca mais voltar ao site. Vale a pena investir em logística para que tudo chegue mais rápido. - Opções de pagamento limitadas
Com tantas ofertas no mercado, o melhor a fazer é oferecer todas as opções de pagamento possíveis: cartões de crédito de tidas as bandeiras, ferramentas como PayPal e PagSeguro, boleto bancário, pix e outras
- Falta de clareza nas informações
Assim como acontece na loja física, o “passeio” do consumidor pela loja virtual deve ser agradável e permitir a ele a localização fácil do que procura, além da descrição completa de cada produto. Na dúvida sobre determinada característica, ele pode, num clique, sair de sua página e migrar para a do concorrente. É fundamental, também, ter clareza nas condições de pagamento, troca, devolução, frete e entrega.
Para solucionar isso, coloque todas as descrições possíveis e, se possível, foto. Alguns sites oferecem a opção da lupa, que permite ver o objeto mais detalhadamente. - Checkout demorado
Da mesma forma que ninguém gosta de ficar na fila do caixa, o usuário de internet quer finalizar suas compras com agilidade.
Por isso, deixe as páginas limpas, com informações claras e concisas e use ferramentas que permitam a conclusão rápida da compra, sem deixa-lo com dúvidas - Formulário longo
A obrigatoriedade de preencher cadastros longos pode irritá-lo com o tempo gasto ou gerar insegurança com relação aos dados.
O melhor a fazer é simplificar o formulário e deixar esses dados guardados para um próximo acesso. Outra opção é permitir o login social, por meio do qual o cliente acessa via redes sociais, como Facebook. - Falta de credibilidade
A falta de dados que transmitam credibilidade pode afugentar a clientela.
Ofereça certificação de segurança para as compras, mostre que há sigilo e proteção de dados (sempre em sintonia com a Lei Geral de Proteção de Dados) e deixe muito claras as informações do pedido de compras feito. Melhor ainda é criar um canal rápido e seguro para comunicação com os clientes. - Problemas técnicos
Questões como a demora para carregar páginas e mensagens de erro podem irritar o consumidor e fazê-lo perder a confiança na loja.
Faça a manutenção constante do site e trabalhe sempre para que o carregamento das páginas aconteça rapidamente. É verdade que muitas vezes o problema está no aparelho ou na conexão feita pelo usuário, mas seu cuidado vai favorecer a navegação e a compra
Agilize a entrega de mercadorias com estoque na SS Self Storage
A forma mais eficiente de agilizar a entrega de seus produtos é fazer com que o estoque fique em local estratégico. Para isso, a solução está na SS Self Storage, que oferece espaços dos mais variados tamanhos, a partir de 1m2, em várias cidades do Brasil.
Todas as unidades estão localizadas em pontos de fácil acesso a rodovias e às principais vias da cidade, e muitas estão próximas de aeroportos e portos, ou então em local que é caminho para esses destinos.
Escolha o espaço para seu estoque e economize ainda mais
Na SS Self Storage o estoque de seu e-commerce é feito sob medida, ou seja: é você quem escolhe o tamanho do box que precisa.
E você pode migrar de box a qualquer tempo, atendendo à sazonalidade de seu negócio e garantindo a você muito mais economia.
Assim, se na época de Natal ou Dia das Mães você precisa armazenar mais produtos, é só pegar um box maior. Passada a data comemorativa, pode retornar a um espaço menor. Na SS Self Storage você não precisa pagar por espaço ocioso.
Tenha um box na SS Self Strage e fique livre de despesas de imóvel
Outra vantagem de manter o estoque na SS Self Storage é ficar livre de despesas como IPTU, conta de água, luz, telefone, internet e vigilância.
A SS Self Storage oferece espaços compartilhados com internet grátis e segurança total, com todas as áreas comuns dos prédios vigiadas por câmeras de segurança.
Boxes da SS Self Storage são privativos e prédios têm segurança 24h
Aliás, a segurança é um ponto-chave para seus negócios. Na SS Self Storage todos os boxes são privativos e só você determina quem pode ou não acessar o espaço.
Os estoques são guardados em locais fechados com cadeados, cartões magnéticos ou senhas, que ficam em seu poder. Nem os funcionários da SS Self Storage têm acesso aos boxes.
Além disso, o embarque e desembarque de mercadorias também é facilitado, já que as unidades dispõem de estacionamento próprio e carrinhos para transporte interno usados sem custo adicional.
Garanta agora seu box na SS Self Storage e turbine as entregas de seu e-commerce: www.selfstorage.com.br