Comunicação eficiente ajuda a reduzir devoluções de produtos no e-commerce

SS-Self-Storage-Comunicacao-eficiente-ajuda-a-reduzir-devolucoes-de-produtos-no-e-commerce

Toda vez que um cliente pede devolução de produto, a empresa tem gastos e mão-de-obra mobilizada para atender a essa demanda. Embora isso faça parte do negócio, há como evitar a devolução de produtos no e-commerce.

Medidas preventivas e fáceis de serem aplicadas podem ajudar e muito a conter esse tipo de pedido. E, com o cliente satisfeito, a tendência é não só reduzir os custos com essa operação, mas também conquistar a confiança desse consumidor.

Produtos de qualidade geram maior satisfação e menos devolução

O primeiro ponto a ser pensado em um e-commerce é a qualidade do produto oferecido. Ainda que sejam itens de baixo custo e clientes saibam disso, o que se espera, minimamente, é que o item seja eficiente e não seja tão frágil a ponto de se tornar inutilizável em pouco tempo.

Uma eventual margem menor de lucro com a venda de itens de mais qualidade pode compensar o volume de despesas que o empresário teria com um produto rechaçado pelo consumidor e que precisa ser devolvido ou trocado constantemente.

Publique informações claras e precisas sobre o produto para evitar trocas

Seja o mais fiel possível na descrição de seu produto, a começar pela imagem. Fuja das imagens “meramente ilustrativas” porque, mesmo que a foto vá acompanhada desta mensagem, o risco de criar uma expectativa totalmente diferente no consumidor é grande e, uma vez frustrado, a possibilidade de devolução aumenta significativamente.

Invista em uma descrição detalhada do produto. Se for uma peça de vestuário, por exemplo, apresente a numeração e uma tabela de medidas para o consumidor ter parâmetros mais claros. Indique qual é o tecido e todos os detalhes possíveis.

Oferecer conhecimento sobre eletrônicos pode evitar frustração

Muito cuidado, também, com produtos eletrônicos, em que um único item pode fazer toda a diferença da decisão da compra. Não basta apenas descrever: é preciso se certificar de que as informações publicadas no site ou aplicativo estão corretas.

Vale a pena investir, também, em manuais de uso de produtos, em especial os eletroeletrônicos, pois muita gente não está acostumada a lidar com a tecnologia de hoje. Isso acontece, por exemplo, com as TVs do tipo smart, que possuem múltiplos comandos e entradas.

Deixe claro ao consumidor as políticas de troca de sua loja

Outra forma eficiente de evitar a devolução de produtos é estabelecer uma política clara de troca e devolução. O Código de Defesa do Consumidor estabelece o direito ao arrependimento de compra, dando ao consumidor a possiblidade de trocar ou devolver o produto sem qualquer custo dentro do prazo de sete dias.

Portanto, é preciso que a resposta a essa demanda seja rápida e clara. E é preciso que essa informação fique clara, porque muitos a desconhecem.

Aproveite o contato para melhorar os negócios e fidelizar clientes

Se por um lado a devolução de produtos é uma dor de cabeça para o empresário, ela pode trazer informações preciosas para o negócio e ainda oferecer a chance de fidelizar clientes.

Por isso, faça com que a equipe de atendimento seja rápida e atenciosa e, principalmente, ouça quais foram os motivos que levaram o cliente a pedir devolução ou troca.

Essas informações podem ajudar você a definir quais fornecedores manter ou trocar, e se a comunicação feita pelo site é eficiente.

Esse momento é a chance que o empresário tem de mostrar que a frustração do cliente importa, sim. E para isso, além do atendimento gentil e da resposta rápida, vale oferecer descontos e incentivos para uma compra futura. Esse cliente insatisfeito pode vir a ser um bom divulgador de sua loja.

Garanta rapidez na entrega de seus produtos com a SS Self Storage

E já que o assunto envolve logística aliada à rapidez, nada mais indicado do que manter seus estoques em locais estratégicos e de fácil acesso, onde a mercadoria pode chegar ou sair sem complicações.

A solução mais adequada para atender à logística de e-commerce está na SS Self Storage, que dispõe de unidades nas principais capitais e cidades do pais. Todos os prédios estão localizados em pontos de fácil acesso a rodovias, aeroportos e às mais importantes vias locais.

As unidades contam com estacionamento e infraestrutura própria para carga e descarga, com carrinhos de transporte de volumes disponíveis gratuitamente aos clientes.

Deixe o estoque de seu e-commerce em espaço privativo e sob medida para seus negócios

Na SS Self Storage, seu estoque fica guardado em box privativo, e é você quem define o tamanho que precisa. São espaços adaptáveis inclusive à sazonalidade dos negócios, já que você pode pedir migração para uma área maior ou menor a qualquer tempo.

Os contratos de locação são simples, descomplicados e podem ser fechados na hora por pessoa física ou jurídica. As renovações são mensais e não existe cláusula de fidelidade que obrigue a permanência por longos períodos.

Fique livre de despesas como IPTU, água, luz e vigilância

Essa modalidade de contrato representa economia, pois você só paga pelo espaço que usa e durante o período necessário. Não há toda aquela despesa de aluguel de imóvel, com IPTU, conta de água, de luz e vigilância.

Aliás, nem internet entra como despesa, pois a SS Self Storage põe à disposição de seus clientes áreas de trabalho com wi-fi gratuito, o que permite, por exemplo, que sua equipe facilmente se comunique com o setor administrativo e de transporte ali, do lado de seus produtos armazenados.

SS Self Storage oferece boxes privativos vigiados 24 horas por dia

Além disso, na SS Self Storage seus produtos ficam em segurança, pois todas as unidades possuem câmeras de segurança que funcionam 24 horas por dia nas áreas comuns.

Como os boxes são privativos, é você quem fica com as chaves, cartão ou senha e decide quem pode acessar o espaço.

As idas e vindas ao seu box podem ser feitas quantas vezes necessário, durante o horário de funcionamento do prédio, sem necessidade de agendamento.

Comece agora a aumentar seus lucros fazendo uma logística inteligente: www.selfstorage.com.br