Saiba como organizar o estoque de uma loja de autopeças

SS-Self-Storage-Saiba-como-organizar-o-estoque-de-uma-loja-de-autopecas

O Brasil possui uma frota de mais de 51 milhões de carros. Caminhões, há mais de 2,6 milhões no país. Esses dados, levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dão uma noção da dimensão do que é o mercado automotivo nacional.

E pelo tamanho desse mercado, investir em uma loja de autopeças pode ser uma boa alternativa.

Antes de iniciar as atividades de sua loja de autopeças, defina quem será seu público

O primeiro passo para quem pretende ingressar nesse segmento é saber exatamente o que quer. Trata-se de um mercado grande, porém muito competitivo, e manter uma especialidade desde o início pode facilitar.

Essa escolha pode ser, por exemplo, atender aos donos de carros ou aos proprietários de caminhões e caminhonetes.

Faça um plano detalhado e avalie seus concorrentes

Uma boa forma de colocar tudo isso no papel é fazer um plano de negócios, com a receita, a projeção de custos, as metas de crescimento e um plano de ações.

Esse plano é o que fará o empreendedor visualizar se o negócio que pensa em abrir é viável e se, no futuro, ele irá se sustentar.

Se a ideia é abrir uma loja física, é preciso saber tudo sobre o local e arredores: qual o tipo de frota que circula por lá, se há concorrentes, se há oficinas por perto (isso pode ser muito interessante) e o perfil socioeconômico de seu potencial cliente.

Fique de olho nas necessidades específicas do ponto de venda de uma loja de autopeças

O imóvel para abrigar a loja deve ter estacionamento e área para carga e descarga. Deve também estar apto a receber esse tipo de empreendimento – tanto do ponto de vista físico quanto em relação à documentação do prédio.

Se for uma loja virtual, escolha uma plataforma de e-commerce que atenda a toda essa diversidade de produtos e permita que o usuário faça uma boa navegação pelo site.

Faça com que seus produtos sejam localizados facilmente

Um ponto-chave para quem lida com comércio é o estoque. É preciso entender o que tem mais saída, para tê-lo sempre à disposição para compra imediata.

Organização é fundamental. Tanto na papelada, para ter anotado com exatidão quais peças entram e saem do estoque, como na disposição dos produtos, para que ele seja localizado facilmente.

Dica é organizar o cadastro e o espaço a partir do nome da montadora

A melhor maneira de armazenar as peças é em prateleiras. Uma dica é separá-las pela marca da montadora, como Fiat, Renault, Volkswagen, e por aí vai.

Isso também vai ajudar a criar um diálogo com o programa que faz o registro das peças. Em geral, os cadastros são organizados com a numeração das montadoras, e depois o tipo de peça, e outros dados como o modelo do veículo para o qual serve e o ano de fabricação.

Boa organização do estoque evita que as peças sejam danificadas

No espaço físico do estoque também vale agrupar peças conforme o tamanho, até para evitar que uma maior danifique uma menor, com a movimentação.

Lembre-se que peças de borracha, plástico e com adesivos devem ficar longe do sol.

Self Storage para autopeças é opção econômica para os negócios

A melhor alternativa de armazenamento para quem pretende investir no ramo de autopeças é investir no sistema de Self Storage.

Há inúmeras vantagens nesse modelo de autoarmazenagem. Na SS Self Storage, o empresário investe apenas no espaço que necessita, enxugando seus custos e aumentando suas possibilidades de lucro.

Funciona assim: o empreendedor calcula qual espaço precisará para guardar seu estoque. A equipe da SS Self Storage pode ajudar a fazer essa conta.

Se ao longo do tempo ele precisar de um espaço maior ou então de um box menor, será preciso apenas pedir a mudança. Isso pode ser feito a qualquer momento.

Aumente sua margem de lucros sem pagar pelo que é não é necessário

É bem diferente de fechar a locação de um imóvel, situação em que, mesmo que haja espaço ocioso, o valor da locação é fixo e o contrato, de longo prazo. Fora isso, há a obrigação de pagar IPTU, contas de água e luz e até vigilância.

Na SS Self Storage, os contratos são mensais e podem ser abertos até por pessoas físicas.

Ganhe mais agilidade e segurança na movimentação de seus produtos

Em todas as unidades da SS Self Storage espalhadas pelo Brasil, os boxes só podem ser acessados pelo locatário e pelas pessoas que ele autorizar.

Não há um limite de visitas ao espaço. Isso significa que, durante o horário de funcionamento do prédio, a movimentação do estoque pode ser feita livremente.

As unidades possuem estrutura adequada para transporte de carga, com carrinhos, estacionamento e outras facilidades.

Todos os prédios estão localizados em pontos estratégicos, próximos de estradas e vias principais de cada cidade. Isso se traduz em uma entrega mais ágil, rápida e econômica.

 

Quer saber como obter mais lucros com sua loja de autopeças fazendo uma armazenagem inteligente? Entre em contato com a SS Self Storage: www.selfstrage.com.br