Saiba como limpar e conservar seus sapatos

SS-Self-Storage-Saiba-como-limpar-e-conservar-seus-sapatos

Sapatos limpos e bem conservados fazem bonito, duram mais e ainda evitam o chulé. Para mantê-los em ordem, algumas dicas do tempo da vovó, como deixar o calçado arejando, continuam válidas.

Mas diante de tantas opções que se tem hoje no mercado, em termos de materiais, vale a pena saber o que pode ou não ser feito na hora da limpeza.

Também é preciso saber armazenar os pares, para que eles mantenham ao máximo a conservação.

Sapatos de couro pedem mais que uma engraxada

É fácil associar calçados de couro a uma boa engraxada, já que isso de fato deixa os pares mais bonitos e ajuda a preservá-los.

Engraxar, porém, não resolve tudo. Antes dessa etapa, é necessário retirar toda a sujeira. A mais grossa pode ser removida com uma escova de cerdas macias e um pano úmido, no caso dos calçados escuros. Nos claros, como branco e bege, vale usar sabão neutro e pano úmido.

Jamais deixe sapatos de couro secando ao sol, porque o material pode ficar ressecado. Também não os pendure no varal.

Para mantê-los hidratados, passe uma gaze embebida em óleo de amêndoas ou vaselina na superfície. Em seguida, lustre-os com uma flanela seca.

Talco ajuda a remover manchas em sapatos de camurça

A melhor forma de evitar acúmulo de sujeira neste tipo de sapato é aplicar um impermeabilizante para protegê-lo.

O excesso de água pode, com o tempo, danificar o calçado. Por isso, mesmo na limpeza, deve-se usar a água em doses mínimas.

O primeiro passo é passar uma escova seca, que pode até ser de dentes. Depois, aplique um pouco de água morna e detergente na escova e torne a limpá-lo, esfregando-o levemente.

Use uma toalha bem fofinha para retirar a umidade e deixe-o secando em um lugar arejado, mas longe do sol ou de aquecedor.

Quando estiver seco, vale passar de novo a escova, também seca, fazendo movimentos circulares.

Para remover manchas, ponha talco sobre elas, esfregue um pouco e espere secar, para depois dar uma última escovada. Há quem use, em vez de talco, borracha escolar branca, esfregando-a suavemente sobre as marquinhas.

Nobuck pode ser impermeabilizado antes do primeiro uso

O nobuck também é um produto delicado e, assim como a camurça, pede uma impermeabilização antes de ser usada.

A diferença é que a limpeza deve ser feita de forma bem pontual, onde a sujeira está concentrada.

Para isso, o ideal é usar uma escova especial e um xampu próprio, ambos encontrados em sapatarias.

Primeiro, use só a escova, seca. Depois, utilize uma flanela ou esponja com o xampu para esfregar suavemente os pontos de sujeira. Deixe o sapato na sombra.

Depois de seco, passe novamente a escova na superfície.

Secagem incorreta pode deixar tênis amarelado

Tênis jamais devem ser mergulhados na água. A dica é fazer uma limpeza delicada, esfregando suavemente um pano com vinagre ou escova de dentes sobre as manchas. Também vale usar água morna e detergente.

O excesso de água do calçado deve ser removido com uma toalha. Deixe os pares secando em local arejado, já que, em locais fechados, eles correm o risco de ficarem amarelados.

A parte da borracha pode ser limpa com esponja ou toalha macias. Nada de pendurá-los no varal.

Escolha a caixa certa para guardar seus sapatos

Caixas de papelão são boas para guardar calçados. Porem, com o tempo elam se deterioram e, dependendo do ambiente, podem acabar acumulando muita umidade, além de atrair insetos indesejados.

Por isso, talvez essa escolha implique a troca das embalagens de tempos em tempos.

Caixas de plástico são boas aliadas. Existem até organizadores próprios para isso. Outra opção é recorrer aos saquinhos de TNT, e melhor ainda se eles tiverem uma faixa de plástico transparente, que permita identificar o calçado sem ter de abrir o invóclucro.

Nunca deixe os sapatos empilhados, mesmo que eles estejam nos saquinhos. O risco é que um acabe estragando o outro.

Deixe seus sapatos em um local de guarda de móveis e libere espaço na sua casa

Para quem tem muitos sapatos ou tem aqueles que só usa de vez em quando, mas que estão atulhando a casa, a dica é deixar tudo armazenado em uma empresa especializada na guarda de móveis.

Hoje em dia há um sistema que permite que você guarde seus pertences e os retire a hora que quiser, sem ter de pedir auxílio a um funcionário da empresa para encontrar o item no meio de um galpão.

Nesse sistema, cada pessoa tem a chave de um box privativo, do tamanho que escolher. Ali, dá para deixar os sapatos em caixas, saquinhos, estantes, sapateiras ou de uma outra forma mais conveniente.

Tudo fica bem conservado, de fácil acesso, e o locatário ainda tem a vantagem de ganhar espaço livre em sua casa.

Você pode organizar o box como quiser, inclusive levando outros itens que estão atrapalhando a rotina, mas que valem a pena serem armazenados.

Sistema de guarda de móveis privativo é econômico

A SS Self Storage oferece esse sistema em prédios localizados em várias cidades do Brasil.

Qualquer pessoa pode fechar o contrato, que é mensal. Não há nenhuma burocracia, e o locatário fica livre de despesas como IPTU, água e luz.

Todas as áreas comuns dos prédios da SS Self Storage são limpas periodicamente e vigiadas o tempo todo por câmeras de segurança.

 

Para saber mais sobre como guardar com segurança tudo aquilo que você gosta, acesse o site da SS Self Storage: www.selfstorage.com.br