Saiba como guardar e proteger sua coleção de discos de vinil

Saiba como guardar e proteger sua coleção de discos de vinil

Discos de vinil viraram paixão para muita gente. No Brasil, é possível encontrar exemplares de até R$ 2.000 em site de comércio e há feiras e lojas especializadas que se tornaram reduto de colecionadores.

Nos Estados Unidos, o amor pelas “bolachonas” é tanto que, mesmo com toda a tecnologia de áudio que há hoje, as vendas chegam a atingir a casa dos 10 milhões de unidades por ano.

Pelo valor financeiro, mas principalmente pelo valor sentimental desses itens, todo cuidado é pouco quando se trata de armazená-los. Por isso, o self storage é a ideal para quem quer manter sua coleção bem cuidada e ao mesmo tempo acessível a qualquer momento.

Ambiente ideal

Um ponto importante é que esses discos não podem ficar ao sol. Na SS Self Storage, o colecionador pode escolher um espaço, definir seu tamanho e colocar todos os seus discos ali. São locais adequados, longe do calor excessivo ou da umidade.

No sistema moderno de guarda móveis, o material não fica junto com o de outros clientes, mas em um ambiente exclusivo, fechado com chave, senha ou cartão magnético. Só pessoas autorizadas pelo cliente podem entrar no local e o prédio é vigiado por câmeras.

Outra vantagem é que o colecionador pode acessar seus discos a qualquer hora do dia, quantas vezes quiser. Pode acrescentar ou retirar itens, como bem entender. Isso durante todo o período de funcionamento da unidade

Cuidados com discos de vinil

Para aproveitar melhor as possibilidades oferecidas por um guarda de móveis como local de armazenamento de seus vinis, separamos algumas dicas de cuidados:

– Nunca guarde seus vinis na horizontal, porque com o tempo eles podem ficar deformados. Deixe-os sempre na vertical. Para isso, você pode colocar estantes em seu box na SS Self Storage.

– Mantenha-os longe do sol e da umidade.

– Segure os discos pela borda e pelo centro, de forma que você nunca toque as ranhuras do vinil. É que a gordura e a sujeira das mãos podem afetar a qualidade do som.

– Capas e encartes são feitos de papelão e papel, portanto evite acidentes mantendo-os longe de líquidos.

– Prefira usar capas plásticas tanto para envolver a capa externa como para envolver o disco em si. Capas internas, de papel, podem deixar alguma sujeira no vinil.

– Para lavar os discos, use água, sabão neutro e uma esponja fina, macia, ou chumaço de algodão. Faça movimentos delicados na direção dos sulcos e não deixe a água alcançar o miolo, onde está o rótulo de papel. Faça a lavagem dos dois lados, com o cuidado de também não pôr os dedos nas ranhuras.

– Cuidado ao manuseá-lo. Riscos podem comprometer de forma permanente a reprodução do áudio.

A SS Self Storage tem várias unidades espalhadas pelo Brasil, todas em locais de fácil acesso. Em São Paulo, há as unidades MorumbiJaguaré/USPMooca e Santo Amaro. No Rio de Janeiro, Barra & JPA (Jacarepaguá) e Centro & Porto (São Cristóvão). Em Campinas, o prédio fica no Jardim do Trevo, em Cuiabá (MT), no Pico do Amor, e em Salvador(BA), no Vale do Ogunjá.