A possibilidade de trabalhar em um um ambiente com o mesmo conforto de um escritório próprio, mas sem a necessidade de arcar com todas as despesas de quem loca ou compra um espaço, tem levado cada vez mais profissionais a aderirem ao Coworking.
Nesse sistema, que surgiu em 2005 nos Estados Unidos e que no Brasil não para de crescer, as pessoas compartilham espaço e, indiretamente, dividem as despesas.
Esses escritórios atraem profissionais de todas as áreas: advogados, jornalistas, publicitários, comerciantes, empresários e especialistas em tecnologia, entre outros.
Bônus
Por um preço final inferior ao gasto com o aluguel de um imóvel, por exemplo, a pessoa pode ter desde cafezinho incluído até direito a usar sala de reuniões para receber seus clientes.
Outra grande vantagem é poder aumentar a rede de contatos profissionais, criando ainda mais oportunidades de negócios, já que o espaço proporciona essa convivência.
Para muita gente, o Coworking funciona até como um motivador, já que, no sistema de trabalho em casa, é comum as pessoas se sentirem sozinhas ou envolvidas e uma rotina enfadonha.
Parceria legal
Apesar das várias vantagens, um ponto sensível é que nesses ambientes geralmente não há como deixar muitos pertences. Isso inclui até produtos, se o seu negócio envolve comércio.
A melhor saída está no self storage, cuja proposta vai na mesma linha do Coworking. Nesse sistema de autoarmazenagem, você aluga um espaço do tamanho que quiser e deixa ali tudo o que quiser.
É um box privativo, em que você tranca e leva a chave, mas pode voltar a qualquer momento para retirar ou acrescentar um item ao espaço.
Totalmente seguras, as 8 unidades da SS Self Storage espalhadas pelo Brasil são vigiadas por câmeras de segurança 24 horas por dia.
Até pessoas físicas podem fechar contrato, pelo tempo que quiser, e sem burocracia nenhuma, porque nem fiador é necessário. É por isso que Coworking e Self Storage formam uma parceria perfeita.
Escolhas
Agora que você já conhece as vantagens de otimizar seus recursos em seu ambiente de trabalho e na gestão de seu espaço, veja, a seguir, alguns serviços e benefícios que você pode vir a encontrar em um Coworking.
Cada empresa trabalha de uma forma, então vale verificar as condições antes de fechar contrato.
Estações de trabalho – Geralmente, as estações de trabalho são como mesas grandes, com espaços para cada um ocupar. Você pode reservar um espaço fixo ou pegar o que está disponível na hora e pagar a diária.
Mesas – Costuma valer para contratos mensais, com direito a gaveteiro e lixeira, em alguns casos.
Escritórios – Dependendo do local, é possível ter um escritório inteiro, privativo, até para acomodar uma equipe.
Internet – Wi-fi de alta velocidade.
Telefone – Algumas empresas dispõem de cabines.
Área comum – Em geral, há um espaço de convivência, o que favorece a integração das pessoas.
Bebidas – Cafezinho, água e até chope podem entrar no pacote, dependendo do Coworking.
Estrutura – É comum haver impressora à disposição, mas há locais que ainda dispõem de equipamentos de áudio e vídeo.
Sala de reuniões – Empresas podem oferecer crédito, em horas, para uso das salas privativas de reuniões.
Correspondência – Gestão e recebimento, dependendo da empresa.