Order Picking: Separe pedidos dos clientes de forma ágil e econômica

SS-Self-Storage-Saiba como separar pedidos dos clientes de forma agil e economica

Com o comércio eletrônico em alta, cuidar bem de todo o processo que envolve a retirada do produto no estoque e sua expedição para o cliente, ou seja, o Order Picking, se tornou um ponto ainda mais sensível na gestão de empresas.

Falhas nessa área podem não só gerar desperdício de caixa como também afetar a credibilidade da empresa junto a seu público-alvo e dar brecha à concorrência.

Por isso, se você trabalha com vendas, preste atenção no picking (ou order picking): este é o nome dado ao processo de separação dos pedidos dos clientes. Há quatro tipos de picking e a escolha deles vai depender do volume da demanda, da organização física do estoque e da equipe. Conheça cada um deles:

 

Picking discreto:

Uma ou mais pessoas cuidam de todo o processo: pegam o pedido, buscam cada item e preparam o pacote para a expedição.  A vantagem é que, ao lidarem sozinhas com isso, reduzem as possibilidades de erro. No entanto, o processo tende a ser mais vagaroso.

 

Picking por lote:

Neste modelo, a empresa coloca pequenos lotes de produtos diferentes na área de consolidação, ou seja, no local onde a equipe finaliza o pedido. Com a lista de pedidos na mão, operador vai separando o que precisa despachar. Depois de coletar tudo é que ele começará o processo de separação de itens para cada pedido. Essa operação requer mais atenção da equipe.

 

Picking por zona:

Bom para armazéns de grande porte e com diversidade de produtos, esse tipo de picking consiste em colocar operadores divididos por zonas onde os produtos são coletados. Cada um vai separar os de sua área e encaminhar para a área de consolidação. É como se fosse uma linha de produção, e para o transporte dos itens é possível até colocar esteiras rolantes.

 

Picking por onda:

Parecido com o picking discreto, este também faz com que a pessoa vá até produto. Essa coleta pode ser combinada com os sistemas organizados por zona ou por lote, mas seja qual for a escolhida, todo o material é levado para a área de consolidação, onde serão finalizados os pedidos individuais. Outra diferença é que, nessa operação, a prioridade é atender aos prazos de cada pedido.

 

Para implementar o picking adequado é preciso ter um estoque muito bem organizado, tanto do ponto de vista físico quanto da gestão. O controle de entrada e mercadorias deve ser rigoroso, até para que se evite, por exemplo, desperdício, extravio ou mesmo falta de produtos.

 

Organização do estoque ajuda a aumentar sua produtividade

O espaço deve obedecer à lógica dos negócios, então uma mercadoria com mais saída, por exemplo, deve ficar mais próxima do colaborador encarregado de fazer o picking. Tudo deve ser bem sinalizado e organizado.

Essa organização deve também ser feita de modo a tornar mais ágil o picking, para evitar que o colaborador perca muito tempo até ter todos os itens em mãos. A área de conclusão deve estar próxima da expedição, para que o escoamento de mercadorias também seja ágil.

 

SS Self Storage tem espaços privativos para guarda de mercadorias

E já que a economia é ponto preponderante, uma boa maneira de armazenar seus produtos é alugar um box em uma empresa de autoarmazenagem.

A SS Self Storage tem várias unidades espalhadas pelo Brasil, com espaços para atender a qualquer demanda de empresas. Isso porque quem aluga escolhe o tamanho do box que deseja e pode fechar contrato pelo tempo que quiser.

O espaço é privativo e você pode organizá-lo como achar melhor. Nenhum funcionário da SS Self Storage tem acesso a eles: apenas as pessoas a quem você delegar as chaves, cartão magnético ou senha. Todos os prédios são vigiados por câmeras de segurança que funcionam 24 horas por dia nas áreas comuns.

 

Box da SS Self Storage é adaptável à sazonalidade dos negócios

Além dessa liberdade e segurança, você fica livre de despesas que teria na locação de um imóvel, como IPTU, conta de luz e água e vigilância.

Na SS Self Storage os espaços é que se adaptam ao seu negócio: toda vez que precisar, você pode solicitar um box menor ou maior. Uma maneira inteligente de lidar com a sazonalidade nos negócios e ainda economizar.

Todas as unidades estão localizadas em pontos estratégicos, próximos de estradas e das vias principais de cada cidade.

 

Venha conhecer todas as vantagens de ter as mercadorias de sua empresa na SS Self Storage. Acesse: www.selfstorage.com.br