O que é a Curva ABC e como ela pode ajudar no seu negócio

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Um bom gerenciamento de estoque pode pesar, e muito, na hora de determinar se a sua empresa vai terminar o ano no azul ou no vermelho.

Algumas regras são básicas no mundo dos negócios. Entre elas, obter o maior prazo possível para pagar seus fornecedores, e receber dos clientes da maneira mais rápida que puder, de preferência antes do prazo que você terá para pagar seus fornecedores.

Estoques também representam dinheiro nessa conta, e a lógica é que estoque parado é soma perdida, pois esses valores parados poderiam dar muito mais retorno se aplicados em um investimento, por exemplo.

Por outro lado, deixar o estoque reduzido a ponto de colocar em risco a qualidade das operações pode ter um efeito devastador, não só afetando as entregas e a credibilidade da empresa, como abrindo brecha para que a concorrência tome o seu espaço.

 

Curva ABC ajuda a detectar quais são os produtos mais importantes no estoque

Para chegar a esse ponto de equilíbrio, a dica é usar a chamada Curva ABC, que é utilizada para detectar o que mais vende e quais os produtos mais estratégicos do seu estoque.

Um ponto de partida para entender a Curva ABC é a Análise de Pareto, que diz que 80% das consequências advém de 20% das causas.

Seguindo essa lógica, na curva A estariam os itens prioritários para o seu negócio. Ou seja, os 20% dos itens que correspondem a 80% de seu faturamento.

Na categoria B ficaríamos produtos de importância mediana. Corresponderiam a 30% de seu estoque e 15% das vendas.

Por fim na C, 50% dos itens do estoque, que respondem por 5% das vendas.

 

Faça uma planilha detalhada com produtos, preços e quantidades vendidas

Uma maneira de chegar a essa conta e criar essa curva ABC é começar definindo o universo de produtos armazenados durante um período definido.

Pode ser, por exemplo, um recorte dos 20 produtos guardados no último ano.

É necessário registrar todos os dados referentes aos produtos, como descrição, valor unitário, quantidade em estoque e valor total, encontrado na multiplicação do preço de cada unidade pela quantidade existente.

 

Cálculo deve se limitar a um período específico determinado pela empresa

O primeiro passo é multiplicar o valor unitário de cada item pela quantidade vendida durante o período. Assim, se chegará ao valor total arrecadado por produto.

Depois, organize a planilha de maneira que exiba, em ordem descrente, o valor total de vendas de cada produto.

Feito isso, basta calcular qual a porcentagem de cada um desses produtos no universo total das vendas.

Vá somando os percentuais dos produtos dessa lista em ordem decrescente, até que chegue à proporção de 80%, 15% e 5% das vendas. Com esses dados, você conseguirá enxergar o que pertence a cada um dos três grupos: A, B e C.

Essa planilha vai ajudar o empresário a saber o que é mais importante manter no estoque e dar pistas de como negociar com seus fornecedores.

 

Manter bom mix de produtos pode ajudar a atrair clientela

Os produtos da categoria C não devem ser cortados. Nesse universo podem estar, por exemplo, itens que nem são os mais importantes ou mais lucrativos, mas têm o potencial de atrair a clientela.

A melhor alternativa é criar um mix de produtos, que atenda a diferentes demandas, e que, no conjunto, ajude a tornar a empresa mais lucrativa e com estoques mais eficientes.

 

Boa gestão de estoque também requer que produtos fiquem em local adequado

Nesse sentido, é igualmente importante ter um espaço eficiente, com investimento na medida para manter seus estoques.

A saída inteligente está na SS Self Storage, que aluga boxes com tamanhos a partir de 1m2, prontos para atender aos mais diferentes tipos negócios.

Você aluga o box pelo tempo que quiser, sem qualquer burocracia, e pode, a qualquer momento, pedir para migrar para um espaço maior ou menor, conforme a sua demanda.

É uma ótima forma de lidar, por exemplo, com a sazonalidade do mercado. Você ocupa só o espaço que precisa, pelo tempo necessário e se livra de despesas como conta de água e luz, IPTU e vigilância.

 

Deixe seu estoque guardado com segurança na Self Storage de Manaus

A SS Self Storage tem unidades em várias cidades do Brasil. Uma delas é Manaus, cujo prédio fica a apenas 3 km do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

É um ponto bem estratégico, já que na capital do Amazonas a maior parte da produção é escoada pelos portos e aeroportos.

O prédio da SS Self Storage em Manaus fica na avenida Torquato Neto, com acesso fácil às principais vias da cidade.

 

Infraestrutura do prédio facilita a carga, descarga e transporte interno dos produtos

No local, você dispõe de estacionamento, duas docas para carga e descarga e carrinhos de apoio para o transporte interno de materiais.

A segurança é total. Além das câmeras que funcionam 24 horas por dia, os boxes são privativos e fechados com trancas bem mais resistentes que os cadeados comuns.

Além disso, a SS Self Storage oferece uma sala de reuniões e estações de trabalho com wi-fi, sem custo nenhum.

 

Conheça todas as vantagens de ter seu estoque em uma das unidades da SS Self Storage em www.selfstorage.com.br