Saiba como fazer a logística certa com redução de custos

Saiba-como-fazer-a-logistica-certa-com-reducao-de-custosDescubra como fazer para que um produto saia do ponto de fornecimento e chegue ao local e momento certo e com toda a segurança

As respostas para essa questão estão na logística. Quem cuida desse setor planeja, executa e controla todo o transporte, a movimentação e o armazenamento dos produtos.

Essa atividade tem um peso grande na composição do custo de um produto, e há quem fale em algo em torno de 10% do valor.

Por isso, a chave do sucesso está em descobrir uma forma de como reduzir custos logísticos e ter lucro mais alto, sem prejudicar a qualidade do que é oferecido.

Dica para uma logística com custo reduzido

O primeiro ponto a ser observado é o estoque.

Ali, o empresário tem um dinheiro parado, que naquele momento está representado por itens, mas que deve voltar o mais rápido possível para o caixa, novamente em forma de dinheiro. É assim que o capital gira.

É muito importante estar em contato com outros departamentos da empresa para ter em mãos informações e planilhas que apontem, com clareza, o quanto cada produto costuma sair e com que periodicidade esse fluxo acontece.

Como controlar seu estoque com eficiência

Um produto nunca deve faltar, sob o risco de colocar a credibilidade da empresa em jogo. Mas também não deve encalhar ou ficar muito tempo guardado, pois isso também representa custos.

É por isso que muitos profissionais preferem manter seu estoque num nível mínimo, que atenda à demanda sem colocar o fluxo em risco. Essa estratégia é conhecida no mercado como “Just in Time”.

Logística com espaço sob medida

Nesse sentido, nada mais lógico e eficiente do que ter um espaço sob medida. Assim, a empresa investe só o que precisa e garante um lucro maior.

Isso é possível, hoje, com as empresas de autoarmazenagem. Na SS Self Storage, o empresário escolhe o tamanho que quer para o seu espaço, totalmente privativo, a partir de 1m 2.
Como os boxes são flexíveis, a empresa pode pedir para que o local seja ampliado ou diminuído conforme o fluxo de produtos no seu estoque.

O cliente fica livre de aluguel, IPTU, contas de água e luz e até de vigilância. A SS Self Storage cuida de tudo isso.

Evite perdas e desperdícios na armazenagem

Outra vantagem é que os espaços são customizáveis.

Logo, os empresários podem criar sistemas próprios de armazenagem e guarda de estoques, de modo que os produtos não sofram avarias nem fiquem obsoletos, esquecidos em um canto, como pode acontecer em um galpão com áreas ociosas.

Em um Self Storage, a empresa mantém o estoque justo, no espaço justo, sem desperdícios.

Garanta uma logística eficiente com bons fornecedores

Para ter sucesso em seus negócios, vale estabelecer parcerias com fornecedores que cumpram prazos, tenham preços atraentes sem barganhar na qualidade e adotem uma política de pagamentos adequada ao seu sistema.

O transporte é outro ponto sensível. Se você não tiver frota própria, há como alternativas a contratação de uma transportadora terceirizada ou a parceria com caminhoneiros autônomos.

Muitas empresas trabalham como intermediadoras desses profissionais, e conseguem atender à demanda com alguma redução de custos.

Boa logística pede localização estratégica

Um ponto essencial para o sucesso da cadeia logística é ter seus produtos guardados no estoque em um local de fácil acesso, que garanta a rapidez no transporte e que, no fim das contas, represente economia.

A SS Self Storage tem unidades espalhadas pelo Brasil, todas em locais estratégicos e de fácil acesso. E durante todo o horário de funcionamento do prédio é possível movimentar o estoque.

Desta forma, todos os pontos abordados acima sobre como reduzir custos logísticos são de suma importância para o sucesso do seu negócio!