Será que você está por dentro de tudo o que está acontecendo nesta área? Confira!
Não há o que discordar, nos últimos anos a tecnologia tem influenciado muito positivamente os processos de logística no mundo inteiro, e acompanhar as tendências de logística só vai fazer sua empresa dar mais um passo para o sucesso – mesmo em tempos difíceis para os negócios.
O bom disso tudo é a democratização desse serviço, os empresários aprenderam a ouvir os clientes, a aproveitar ao máximo tudo o que existe disponível no mercado para beneficiar a si próprio e ao cliente.
Mas, você sabe, a cada ano surgem novas demandas, novas oportunidades de melhorar ainda mais. Separamos abaixo sete tendências do mercado que podem mudar a sua empresa. Confira:
Tecnologias de rastreamento
Hoje, muitas empresas já oferecem um acompanhamento em tempo real de remessas. O cliente pode acessar a qualquer momento algum link e verificar onde se encontra a sua encomenda.
Isso já é muito importante pode ser um grande diferencial, você não vê apenas uma informação estática que nunca muda, ou demora tempo demais para isso. Você sabe quando, provavelmente, aquela encomenda vai chegar.
Mas, e se além desse benefício, a tecnologia pudesse oferecer melhorias também para a outra ponta dessa equação, fornecendo uma otimização das entregas? Essa primeira tendência de logística aposta em uma espécie de aplicativo de monitoramento de trânsito e escolha de rotas mais eficientes para a diminuição no tempo da entrega.
Drones
Você já viu o que um drone pode fazer na captura de imagens das alturas, mas e se a sua empresa pudesse contar com essa ajuda “rápida” para entregas de produtos mais leves? Algumas cidades do mundo limitam a atuação dos drones, mas na maioria delas seu acesso é livre e irrestrito.
Um dos benefícios desse tipo de prática é que o drone se mostra uma excelente ferramenta para entregas distantes em grandes centros urbanos, geralmente engarrafados.
Controle dos processos
É praticamente impossível gerir algo no ramo da logística sem meios tecnológicos. Todo o investimento feito neste sentido vai fazer a sua empresa amadurecer significativamente. Acompanhar e controlar melhor o trabalho reflete diretamente na satisfação do seu cliente.
Esse cuidado vai evitar que sua empresa cometa erros, tornando todo o processo mais seguro, tanto para você quanto para o cliente. Um comprador satisfeito continuará fazendo negócio com você!
Logística verde
Faz algum tempo que a sua empresa é muito além do que ela faz. É como se as empresas fossem também tudo aquilo o que elas causam, e isso é refletido diretamente na sua responsabilidade como empresário quando o assunto é o meio ambiente.
A tendência de logística verde é a preocupação com todo o processo de saída, transporte e armazenamento, para que não haja emissão de poluentes e nem agressões ao planeta. Acredite, responsabilidade social é um grande diferencial e define a compra de muita gente.
Entregas mais do que rápidas
Em grandes centros urbanos do Brasil, os consumidores já passaram a experimentar esse tipo de serviço, que é a entrega no mesmo dia da compra aprovada. Muitos consumidores, inclusive, estão dispostos a pagar (bem) mais caro para ter acesso a esse benefício.
No entanto, para adotá-lo, é preciso ter uma logística bem estruturada, tecnologia é fundamental nesses momentos. Você deve contar com um software confiável e eficiente, ou então vai acabar com uma lista de reclamações bem grande.
Logística inteligente
Você já ouviu falar em remessa antecipada? Atualmente, a Amazon é a única empresa que detém essa tecnologia, mas é algo a inspirar muita gente. Ela consiste em realizar as primeiras movimentações do produto antes mesmo dele ser comprado.
Isso mesmo, os algoritmos identificam a sua intenção e, internamente, comandam a transferência do seu produto de desejo para o mais próximo possível de você. Isso reduz o tempo de espera e, claro, aumenta a satisfação do cliente.
Seu estoque é ouro
Outra tendência de logística é o uso correto de guarda-estoques. A sua empresa deve contar com um estoque generoso, porque decepcionar clientes com produtos que acabam rapidamente?
Já se foi o tempo em que as pessoas precisavam investir bastante dinheiro em locais próprios para que isso fosse uma realidade. Você pode ampliar o seu estoque sem precisar criar uma infraestrutura, é só alugar este espaço.
Pesquise as empresas que oferecem essas soluções e considere esse investimento. Você pode ter opções como alugar um self storage, que oferece boxes de diversos tamanhos para guardar, da forma como quiser e pelo tempo que precisar, mercadorias, amostras, brindes e o que mais for necessário.
Leia mais – Guardar meus móveis em um self storage ou vendê-los? O que fazer?
Funcionando como um armazém próprio da empresa (você mesmo fica com a chave para acessar quando quiser), essa tendência facilita a entrega por meio de pontos de distribuição!