Muita gente sonha em organizar a casa, mas por falta de tempo ou outro motivo, não consegue chegar ao estado ideal que gostaria.
Um olhar de fora pode ajudar a saber onde o processo de arrumação empaca e o que é preciso fazer para deixar tudo bem ajeitado e fácil de ser mantido.
Personal organizer ajuda a encontrar soluções de arrumação
Há um profissional que cuida exatamente disso: o personal organizer. Seu trabalho consiste em ir até a casa, conhecer a dinâmica da vida no local, os hábitos das pessoas, os espaços, e propor soluções.
Além de pôr a mão na massa e arrumar tudo, o personal organizer orienta o contratante a deixar o ambiente sempre em ordem, após a arrumação feita.
Reavalie tudo o que você guarda e não usa
É normal, após um processo desses, o morador da casa perceber que guardou uma série de objetos que estão tomando espaço, mas dos quais não quer se desfazer. E nem precisa.
Hoje em dia, é muito fácil deixar seus pertences em um serviço de guarda móveis. No sistema moderno, os espaços são todos privativos, fechados a chave, cadeado ou senha. Nem os funcionários da empresa têm acesso. E toda a área comum é vigiada por câmeras.
No Guarda Móveis, você pode armazenar o que quiser
Quem o aluga, no entanto, pode visitar o box quantas vezes quiser, durante o horário de funcionamento do prédio, e sem pedir autorização prévia.
Isso significa que, a qualquer momento, é possível retirar algo de casa para levar ao guarda móveis, ou vice-versa. Significa liberdade total e versatilidade para organizar sua casa.
Aluguel é feito sem burocracia e sem fiador
Os espaços podem ter a partir de 1 m2, e se for necessário um box maior, é só fazer a solicitação. Os contratos são mensais e não há necessidade de fiador, nem de pagar IPTU, água e luz.
Os Guarda Móveis fazem contratos com pessoas físicas, bastando, para isso, levar RG, CPF e comprovante de residência.
É possível armazenar de tudo nos Guarda Móveis, desde aquelas fotos antigas das quais não pretende se desfazer até utensílios domésticos, móveis, quadros e roupas. Quem aluga o box tem o direito de organizar o espaço da forma que lhe convier.
Veja como manter a casa sempre
E já que a ideia é manter a casa organizada, apresentamos seis dicas a seguir:
- Tire da frente o que não tem uso e está tomando espaço. Se não pretende descartar o objeto, deixe-o no Guarda Móveis.
- Tenha lugar certo para cada coisa: isso vale para os utensílios de cozinha dentro do armário (louças em um lugar, potes em outro, etc), e com o vestuário nas gavetas do guarda-roupas, por exemplo.
- Nunca deixe a louça do jantar suja até o dia seguinte, porque a tendência é haver um acúmulo com a do café, e a tarefa da limpeza será mais demorada.
- Cada vez que tirar um casaco ou se despir de outra peça, ou sapatos, coloque-os imediatamente no local certo. Não deixe-os espalhados pela casa.
- Crie hábitos de organização. Começar o dia arrumando a cama não só deixa o espaço melhor como cria um ambiente mais gostoso e confortável.
- Para manter tudo limpo, não é necessário fazer a faxina toda de uma vez. Tente fazer um pouco por dia.