Conheça as ferramentas mais importantes para cuidar do jardim

Conheça as ferramentas mais importantes para cuidar do jardim

A jardinagem é um hobby terapêutico e pode ser um momento de relaxamento e apreciação em meio a rotina

Para muita gente, jardinagem é ofício. Para outros, um hobby e uma fonte de relaxamento. Independentemente da razão para praticá-lo, ferramentas são indispensáveis para realizar essa atividade.

Nem sempre é possível ou indicado deixar os equipamentos em casa. Seja pela segurança, já que as facas e tesouras são perigosas em locais onde residem crianças, seja pela questão do espaço.

Alguns equipamentos são grandes, motorizados, e isso também requer um canto bem organizado para guardar ferramentas de jardim.

Você sabia que os guarda móveis também podem receber esse tipo de material? Sim, isso é possível, e em um espaço que pode ter a partir de 1 m2.

Do seu jeito

No guarda móveis, você aluga um espaço fechado, só seu, que pode ser organizado do seu jeito.

É possível, por exemplo, levar estantes e gaveteiros para acomodar de forma organizada e limpa tudo aquilo que você precisa. Como se fosse um cômodo de casa.

Você tranca, leva a chave e pode pegar seus pertences a qualquer momento, durante o horário de atendimento do prédio. Para isso não há nada de IPTU, conta de luz ou água.

O contrato do self storage não tem prazo mínimo e não é preciso nem fiador para locar um box.

Monte sua oficina

Alguns itens são essenciais para quem quer cuidar de um jardim, e as tesouras certamente fazem parte desse pacote.

Existem inúmeros tamanhos e tipos de lâminas e, em geral, quanto maior o tamanho da ferramenta, maior é a espessura de galho que ela pode cortar.

Lâminas curvas, também chamadas de by pass, servem para cortar galhos verdes. Já as de formato bigorna são indicadas para galhos secos. Não tente torcer o galho e faça cortes na diagonal.

Assim, você vai evitar a contaminação da planta e oferecer a ela a possibilidade de uma cicatrização mais rápida. Facões também entram na lista de ferramentas de poda.

Veja também: 4 dicas para uma reforma sem bagunça

Pás e enxadas

Existem pás de todos os tipos e tamanhos. Elas servem para cavocar a terra e fazer o transporte. Os modelos mais estreitos e pequenos auxiliam no plantio.

As enxadinhas de mão são das mais populares. Com o lado quadrado, você revolve a terra, e com o pontiagudo ou em formato de garfo, abre sulcos para fazer a semeadura ou arranca ervas daninhas.

Limpeza

Ancinho e rastelo, com suas “garrinhas” viradas para baixo, são usadas para remover pedaços de plantas, arbustos e folhagens, na limpeza.

Entre os itens elétricos para remoção de sujeira, há o soprador. Grosso modo, é como um aspirador cujo cano, em vez de “sugar”, expele ar com força, fazendo com que a folhagem seja empurrada.

Equipamentos maiores

Muitos equipamentos elétricos facilitam a vida de quem faz jardinagem, como roçadeira, aparador de grama e de cerca viva, motosserra e pulverizador.

Outro elemento básico de jardinagem é o carrinho de mão, mas o praticante também pode levar itens de conforto, como banquinho dobrável e apoio para proteção quando precisar ajoelhar-se.

Segurança

Seja qual for o tamanho do canteiro no qual irá trabalhar ou o  seu grau de conhecimento sobre o ofício, é fundamental usar itens de segurança.

Tenha sempre luvas de material espesso o suficiente para evitar ferimentos por espinhos, use óculos de proteção (principalmente quando manusear roçadeiras e cortadores de grama) e prefira sempre calçar botas, pois um golpe torto com uma enxada ou pá pode causar sérios ferimentos.

E não se esqueça de guardar ferramentas de jardim, manter todos os equipamentos bem limpos e lubrificados. Isso fará com que as peças fiquem mais seguras e durem muito mais tempo.

Deixá-las em um guarda móveis também é garantia de segurança e condições adequadas de armazenagem.

Conheça todas as facilidades de um guarda móveis em www.selfstorage.com.br