Qual a diferença entre o processo de armazenagem e estocagem?

Descubra a importância de cada uma delas!

Elas parecem a mesma coisa, mas só parecem. Se você olhar mais de perto vai entender a diferença entre essas duas estratégias importantes para a evolução de um negócio. Está de olho nessa promissora parcela do mercado que se dedica à logística? Então, preste bem atenção nestes termos.

Uma armazenagem e uma estocagem bem-sucedidas influenciam diretamente na visibilidade do seu negócio e na satisfação do seu cliente, por exemplo. A partir delas, você pode aproveitar oportunidades diante de concorrentes mal preparados, por exemplo.

Confira a seguir uma explicação mais detalhadas desses dois conceitos:

O que é armazenagem?

Em geral, o processo de armazenagem é a guarda de produtos e mercadorias movimentadas com frequência para atender às mais diversas necessidades. Ela cumula e conserva materiais e podemos ainda dizer que a armazenagem é um acervo do que uma empresa comercializa.

Ter uma boa estratégia de armazenamento faz toda a diferença nos negócios porque ela permite a criação de um fluxo de produtos entre pontos distintos. Por exemplo, entre distribuidores e comércio varejista ou atacadista.

Ou, ainda, entre processos logísticos de transferência de mercadorias. Nesse ponto, é a armazenagem que vai ser a responsável por suprir lojas, fábricas e clientes de maneira eficiente.

Mas, entre um ponto e outro, os produtos podem ficar guardados por um período determinado, até chegar ao cliente final.

caixas em local de armazenamento

O que é estocagem?

A estocagem é classificada como o ato de desenvolver ou criar estoque. Em síntese, é uma atividade da armazenagem, a estratégia vital para a cadeia logística e de produção de qualquer negócio que acabamos de falar.

Quando bem executada, é capaz de evitar a falta de um produto ou material, por exemplo, já que está diretamente ligada ao marketing da empresa e, em consequência, fornecedores.

A estocagem é muito mais lembrada quando estamos falando de matéria-prima. Se você ficar confuso, pense num exemplo bem simples. Se o processo de armazenagem se refere à cadeia de suprimentos, a estocagem refere-se mais à produção.

Por exemplo, você pode armazenar camisetas para transportá-las e vendê-las, certo? Mas para produzir essas camisetas, vai precisar de um estoque de tecidos, botões, linhas, todo tipo de material necessário para que ela fique pronta.

Ou seja, a estocagem por ser mais associada a esse conceito, o da guarda de materiais que se tornarão peças armazenadas logo depois.

ss self storage

Estratégias

Os exemplos que demos anteriormente servem para que fique mais claro na sua cabeça a finalidade de cada atividade, mas vai depender da empresa como ela vai utilizar sua armazenagem e seu estoque.

Por exemplo, pode ser que ela use o estoque para matéria-prima, pode ser que estoque o produto final também. A maneira que ela vai decidir sobre como usar sua armazenagem e o seu estoque influencia a estratégia de cada atividade.

Isso fica mais fácil se pensamos que o estoque impacta diretamente no fluxo de caixa e nas estratégias de vendas. Já a armazenagem tem ligação com a logística e com os centros de distribuição.

Mais espaço para a sua empresa

Nem sempre esse processo de armazenagem e de estocagem é feito nas dependências da própria empresa. Um self storage, por exemplo, é um pioneiro em oferecer soluções para estoque em seus boxes.

O aluguel de boxes para o seu estoque pode ser muito mais interessante do que ter um local próprio para isso, porque não se trata apenas da guarda, manter um produto ou matéria-prima estocados exige ainda cuidados para que eles permaneçam intactos, para a sua segurança.

Dá para escolher o espaço do tamanho que você quiser, pelo tempo que precisar. A diferença que atrai cada vez mais empresas para essa opção é que não é preciso pagar condomínio, IPTU nem multas de contratos, como o que acontece no aluguel de galpões.

unidades da self storage banner